Esportes Titulo
Bikers da região encaram doze horas de trilhas
Maria Clara Cabral
Especial para o Diário
27/11/2004 | 13:52
Compartilhar notícia


Pedalar 12 horas seguidas em meio a trilhas com obstáculos naturais e parte delas feita no escuro. Parece loucura? Não para 12 atletas do Grande ABC, que participam neste final de semana do MTB 12 horas de São Paulo, o maior evento de mountain bike de longa duração da América Latina, que acontece nas proximidades do km 72 da Rodovia dos Bandeirantes, entre Jundiaí e Campinas.

Duas equipes, uma de São Bernardo e uma de Santo André, e duas duplas, uma de Diadema e a outra também de Santo André, são os representantes da região no evento, que contará com mais de 500 atletas de todo o país e do exterior. Valdir dos Santos é um dos integrantes da equipe New Trand, que participa pela sétima vez da prova. Thaís Becker, Gustavo Dona Machado e Débora Resende completam o seu time na categoria mista. Os atletas, representantes do colégio Stocco, de Santo André, já conquistaram a 3ª colocação em 1996 e ficaram em 4º em 2002. O objetivo para este ano é terminar entre os cinco primeiros.

Valdir, professor de Educação Física, explica que para grande parte dos participantes, a prova, além de proporcionar muita emoção e aventura, é uma confraternização para os atletas amadores. "Pedalaremos atrás de nosso objetivo. Mas fora isso, é um espaço para reencontrarmos pessoas com interesses em comum", diz ele.

Mesmo não encarando a prova profissionalmente, especialistas também integram a equipe New Trand. "Estamos nos preparando há mais de quarenta dias. Não é uma competição fácil. Precisamos de um cardápio adequado para evitar desidratação e um massagista para tratar de cãibras e contusões", explica.

A prova, que é promovida pelo grupo Sampa Bikers, tem início à 0h de sábado e termina ao meio-dia de domingo. Na categoria solo, os atletas chegam a pedalar as 12 horas ininterruptas, mas nas categorias dupla e por equipe, há um revezamento entre os participantes. Ganha a prova quem completar o maior número de voltas ao final. O MTB 12 horas de São Paulo tem entrada gratuita e contará com uma arquibancada e telão para os espectadores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;