Política Titulo
S.Bernardo aprova criação de coordenadoria voltada à juventude
Eduardo Merli
Do Diário do Grande ABC
26/02/2004 | 22:07
Compartilhar notícia


Os vereadores de São Bernardo aprovaram nesta quinta o projeto já anunciado pelo prefeito William Dib (PSB) que cria a chamada Coordenadoria de Ações para a Juventude. A nova coordenadoria, que já tinha sido anunciada pelo prefeito há algumas semanas, cuidará das atividades do antigo programa Juventude Cidadã (cursos de saúde, cidadania, atividades esportivas e educacionais).

A coordenadoria terá nível de secretaria, estará ligada diretamente ao gabinete do prefeito e, além da estrutura que já comportava, comportará sete novos cargos em comissão sem nenhum requisito para provimento: um coordenador, dois agentes de atividades e quatro monitores.

Antes mesmo de a Câmara aprovar o projeto de criação da nova estrutura no Executivo, o prefeito havia nomeado para chefia a nova Coordenadoria, José Luiz do Prado, que já comandava o programa Juventude Cidadã. José Luiz disse que o objetivo deste primeiro passo da nova coordenadoria é consolidar o programa. “Antes nós éramos um programa dentro da prefeitura, se amanhã alguém viesse e fechasse a porta, eu voltava para o gabinete do prefeito, as pessoas voltariam aos seus locais de origem. Agora, para fechar, tem de desarticular uma estrutura organizacional”, disse.

A votação entre os vereadores para a nova coordenadoria foi de 11 votos a favor, quatro abstenções e dois votos contrários. O vereador Tunico Vieira (PMDB) disse que não teve tempo hábil para avaliar a matéria.

“Não sei se este projeto está de acordo com o Plano Plurianual, com o orçamento e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, uma vez que altera a estrutura de um programa implementado pelo ex-prefeito Maurício Soares”, disse. O vereador também colocou em dúvida a intenção da proposta em ano eleitoral.

O vereador Aldo dos Santos (PT) foi outro a votar contrário a matéria. Na tribuna, atacou a medida como uma suposta estratégia de campanha. “A idéia que eu tenho é que o prefeito teve todo o período para apresentar estas políticas durante o início do governo Maurício Soares, início da gestão Dib e deixa para apresentar uma coordenadoria de ações para a juventude exatamente no final do mês de fevereiro na boca das eleições e que isso pode estar vinculado a instrumentalização para jogar sobre o ombro do erário público estas políticas de alianças. É temerário porque nos parece mais um trem da alegria.”

O líder do governo, Ramos de Oliveira, defendeu o programa dizendo que há muito tempo a prefeitura estabeleceu como prioridade a criança e o jovem e que a mudança estrutural do projeto é mais um passo neste sentido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;