Setecidades Titulo Reflexos da greve
Falta de combustível afeta serviços básicos na região

Há alterações no transporte, coleta de lixo e serviços de saúde em algumas cidades do Grande ABC

Por Do Diário OnLine
29/05/2018 | 12:26
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Atualizada às 18h55

Devido à falta de abastecimento de combustível ocasionada pela greve dos caminhoneiros, que entra no nono dia nesta terça-feira (29), algumas cidades da região já têm serviços básicos afetados.

Nesta terça-feira (29), Santo André ampliou a quantidade de caminhões de coleta, que passaram para 51, o que representa 30% a mais em relação aos 39 veículos que recolhem o lixo em dias normais. Nesta semana, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental) também suspendeu a coleta dos resíduos secos e pede que moradores para que não depositem nas ruas tais materiais, esperando a normalização do fornecimento de combustível.
A limpeza da região central da cidade, normalmente feita duas vezes por semana, está sendo realizada apenas no período da manhã.

Nesta semana, o Semasa também suspendeu a coleta dos resíduos secos e pede a compreensão dos moradores para que, dentro do possível, não depositem nas ruas tais materiais. A autarquia informou que os moradores podem levar seus resíduos secos para uma das estações de coleta da cidade, que permanecerão abertas normalmente até o seu limite de capacidade.

O Semasa salientou ainda que poderá haver atraso no abastecimento de água realizado pelos caminhões-tanque nos bairros Recreio da Borda do Campo e Parque Andreense.

O Ceasa do Grande ABC funcionou na segunda-feira com cerca de 10% da capacidade, segundo informações da Craisa. A maioria dos boxes ficou fechada por falta de mercadoria. Produtos como batata, cebola e legumes estão em falta.

As escolas da cidade funcionaram nesta terça-feira e funcionarão normalmente nesta quarta-feira. No entanto, a Secretaria de Educação informa que a crise do abastecimento pode afetar o comparecimento de profissionais da rede. O transporte escolar está abastecido para o atendimento aos alunos. A distribuição de merenda, que é responsabilidade da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), também ocorrerá normalmente nesta quarta-feira.

No que diz respeito à mobilidade, as viações Guaianazes, Curuçá, ETURSA, Parque das Nações e Urbana operam com 65% a 70% da frota programada. A viação Vaz opera com 90% da frota e a Suzantur com 100% da frota programada.

O Pedal Noturno, que é realizado sempre às terças-feiras, foi cancelado nesta semana, para economizar combustível das viaturas do DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) que acompanham os ciclistas no percurso.

Em São Bernardo houve somente suspensão de serviços em relação ao de cirurgias pré-agendados. O transporte escolar, de responsabilidade do município, que compreende o transporte de 10.000 alunos, foi realizado, porém, prejudicado apenas com os alunos do Jardim Silvina, Areião e Riacho Grande por causa da interdição dos Km 23 e 24 da Rodovia Anchieta.

As aulas do EJA (Educação de Jovens e Adultos) também sofreram com a paralisação e foram suspensas na noite desta terça-feira nas seguintes EMEBs: Claudemir Gomes do Vale (Areião) , Lorenzo Enrico Felice Lorenzetti (Jardim Jussara), Luiza Maria de Farias (Jardim Silvina), Prof. Suzete Aparecida de Campos (Riacho Grande) e Padre Leo Comissari (Vila São José).

As feiras livres do município funcionaram nos pontos estabelecidos da cidade nesta terça-feira. Entretanto, a capacidade de cada foi afetada em torno de 40%. A mesma previsão está estimada para esta quarta-feira, segundo nota da Prefeitura.

Já em São Caetano, as remoções sociais (transporte de munícipe para realização de exame médico) estão suspensas, assim como a Circular Saúde para transporte de passageiros, cirurgias e exames eletivos e o programa Gente Cuidando de Gente, que seria realizado amanhã no bairro Prosperidade.

Em Mauá, por sua vez, a Prefeitura afirmou que a coleta de lixo não será realizada nesta terça-feira. A previsão é que o serviço seja normalizado amanhã. O recolhimento de resíduos que deveria ter sido feito no último sábado foi transferido para segunda, por se tratar, de acordo com a Administração, de um dia em que o despejo de lixo é maior do que em outros dias da semana. Recomenda-se que neste período o lixo seja mantido dentro de casa ou em locais altos para que fique longe de animais que possam rasgar os sacos.

Os demais serviços públicos, como Saúde, Educação, Segurança e Zeladoria, funcionam na cidade de forma emergencial. Ontem, o Paço mauaense afirmou também que as linhas municipais de ônibus funcionavam de forma reduzida.

As demais cidades foram procuradas pela reportagem, porém ainda não se pronunciaram.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;