Memória Titulo
A ocupação multinacional do Vale do Tamanduateí

Moisés Cheidde Júnior, de São Bernardo, separa as imagens de hoje que se encaixam no panorama de transformação industrial do Grande ABC

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/07/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Moisés Cheidde Júnior, de São Bernardo, separa as imagens de hoje que se encaixam no panorama de transformação industrial do Grande ABC no seu primeiro grande espaço: a linha entre São Caetano e Santo André, no Vale do Tamanduateí, um prolongamento que vem dos bairros paulistanos do Ipiranga, Mooca e Brás. Com a Via Anchieta, o eixo industrial do futuro Grande ABC acompanharia o Vale do Ribeirão dos Meninos, seguindo a antiga Estrada do Vergueiro.

Dez anos antes do ‘Marta Rocha' nacional
Texto: Cheidde Júnior

Três fotos do pátio da General Motors do Brasil em 1948. Na verdade, as três imagens são uma panorâmica de 180 graus. É a ampliação da montadora em São Paulo, que utilizou um dos primeiros carregamentos de aço da recém-inaugurada CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), de Volta Redonda (RJ).

Vale lembrar que a GM está instalada no Brasil desde 1925 e realizava aqui no País apenas a montagem dos veículos, sendo que a produção propriamente dita se deu somente em 1957, com o Chevrolet Marta Rocha nacional. Tudo é fantástico. O gigantismo da obra, os caminhões Boca de Sapo e GMC novinhos, sem nunca terem trabalhado.

Numa das fotos aparecem os automóveis Chevrolet e interessante é que são todos do mesmo modelo (talvez o primeiro à direita da foto seja um Pontiac), sem faixas-brancas e até - quem sabe? - na mesma cor. Nessa mesma foto ainda aparece um grupo de Woodies, com suas carrocerias em madeira. Estão também os primeiros ônibus montados pela GMB, utilizando-se do aço produzido pela CSN.

Noutra foto, destaque para o furgão 1946 e a inscrição Ambulatório.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sexta-feira, 4 de julho de 1980

Manchete - Com aplausos e calor humano, 2,5 milhões de paulistanos recebem o papa; Igreja condena luta de classes; missa é realizada no Campo de Marte em homenagem ao beato José de Anchieta; Diário imprime e distribui novos pôsteres de João Paulo II.

Editorial - Trabalhador faz do papa o seu escudo
Coluna social (Chiquinho Palmério)- "A grande pedida do dia de ontem foi ver o papa João Paulo II. Extraordinária figura humana, vem monopolizando as atenções de todo o Brasil, de todo mundo católico. E emocionando, às lágrimas, aqueles que o entendem, que o vêem como o grande peregrino de Deus."

Comunicação - Presos do Grande ABC enviam carta ao papa.
Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Carros novos, queda nas vendas preocupa.

Sindicalismo - Carreteiros aceitam 35% e encerram greve.
Música - No Cacilda Becker, em São Bernardo, o som nordestino de Eleomar, Quinteto Violado e Irene Portela.
Música 2 - Odair Cabeça de Poeta e Capote em Ribeirão Pires.

EM 4 DE JULHO DE...

1890 - Aprovado o prolongamento da linha de bondes do Ipiranga até São Bernardo, uma obra que ficou no papel.
1970 - Servílio de Oliveira vence o campeão uruguaio na categoria moscas em luta realizada no ginásio do CA Pirelli, em Santo André.

1970 - Trinta e dois estudantes da Faculdade Municipal de Ciências Econômicas de São Caetano iniciam viagem de estudos aos Estados Unidos.

Trabalhadores

Nascem em 4 de julho:

1903 - Manoel Benedito de Oliveira. Natural de Ubatuba (SP). Sócio nº 808 do Sindicato dos Químicos do ABC. Guarda do período noturno da indústria de fertilizantes Fernando Hackradt. Residente em Utinga.

1904 - José Domingos de Faria. Natural de Bragança Paulista. Sócio nº 869 do Sindicato dos Químicos do ABC. Industriário da Sociedade de Produtos Agrícolas e Industriais.

1918 - Expedito Arranziana. Natural de Granada, Espanha. Sócio nº 196 do Sindicato dos Químicos do ABC. Contramestre da Rhodia. Residência: Av. Barão de Gusmão, 70.

1924 - Guerino Mastelino. Natural de São José do Rio Preto. Sócio nº 1169 do Sindicato dos Químicos do ABC. Industriário. Residência: Vila Alpina, Capital.
Fonte: 1º livro geral de registro do Sindicato dos Químicos do ABC

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Ibitinga. Elevado a município em 4 de julho de 1890, quando se separa de Araraquara.
Tanabi. Instalado como município em 4 de julho de 1924, quando se separa de São José do Rio Preto.

HOJE

Dia do Papa.

FALECIMENTOS

PIA CALSOLARI
(Ribeirão Pires 12-10-1912 - Santo André 10-6-2010)

JOSÉ CALSOLARI
(Campinas 1-1-1909 - Santo André 19-9-1960)

Dona Pia Calsolari era filha de imigrantes italianos, Francesco Salvatore e Rosina Rossi. O pai foi canteiro em Ribeirão Pires, e depois mudou para Santo André, onde a jovem Pia cresceu e trabalhou em tecelagens da cidade, até conhecer o marido, José Calsorari, também descendente de italianos, natural da fazenda Baronesa, na região de Campinas, e que ao mudar-se para Santo André tornou-se ladrilheiro.

José Calsolari trabalhou primeiro numa fábrica de artefatos de concreto que existia na Rua Albuquerque Lins, atrás da igreja do Carmo; depois se tornou proprietário ali mesmo, fabricando pias, tanques, tampas de poços e fossas, postes.

Ao casar-se, Pia Calsolari tornou-se dona de casa, cuidando dos quatro filhos: Luiz, Odete, Arlete e Sérgio, que é cirurgião-dentista no Interior.

"Minha mãe sempre foi uma mulher bastante agitada, elétrica. Ela se cuidava muito bem, preparava sua própria alimentação, tomava os chás que fazia com regularidade. Gostava de ver televisão. Com 90 anos, por problemas provocados pelo glaucoma, perdeu a visão e passou a ouvir o seu radinho. Sabia de vários assuntos, inclusive de política", conta o primeiro filho, Luiz Calsolari Neto.

José Calsolari partiu primeiro, aos 51 anos; dona Pia faleceu com 97 anos, mantendo a lucidez até pelo menos um mês antes de falecer. Teve seis irmãos - Adélia, Paulina, Argentina, Alfredo, Dante e Alberto - e a maioria deles faleceu com idade avançada. Argentina, por exemplo, estava caminhando para os 100 anos de idade.

Tanto José Calsolari como dona Pia estão sepultados na campa da família, no Cemitério da Saudade, na Vila Assunção. Deixam sete netos e três bisnetos.

SANTO ANDRÉ

Falecidos na primeira quinzena de junho de 2010
Moises José de Santana, 88.
Alcina Soares dos Reis, 88.
Sarah Rolin Barbieri, 87.
Milton Salgado, 87.
Maria Ribeiro de Oliveira, 87.

SÃO BERNARDO

Cemitério de Vila Euclides
Lindinalva Novaes Ribeiro, 95. Natural de Palmeira dos Índios (AL). Dia 24.
Aurora Conti Gerbelli, 81. Natural de São Paulo (SP). Dia 26.
Maria Moreira de Melo, 77. Natural do Ceará. Dia 22.
Deluce Maria Renzetti, 69. Natural de Poloni (SP). Dia 22.
Matozalem Leal de Miranda, 62. Natural de Governador Valadares (MG). Dia 24.
Lilian Viedma Lubini Trigo, 52. Natural de São Paulo (SP). Dia 23.

SÃO CAETANO

Cemitério da Cerâmica
Antenor Victorio, 92. Dia 27.
Bella Arcediano Vergílio, 84. Dia 28.
Francisco Caetano, 82. Dia 28.
Meire Puttini Rebelato, 62. Dia 26.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;