Cíntia Bortotto Titulo Carreira
RH assertivo, mesmo sem orçamento alto
Cíntia Bortotto
07/08/2017 | 07:23
Compartilhar notícia


Em tempos de crise, precisamos sempre estar atentos para conseguirmos produzir mais com menos. O RH (Recursos Humanos) é responsável por muitas tarefas na empresa e muitas delas são essenciais. No entanto, muitas vezes é preciso pouco para montar estratégias vencedoras. Algumas dicas podem lhe ajudar neste processo.

Ah, para começar, otimize a jornada de trabalho do RH. Pense em como reformular processos internos, sempre com foco em reduzir tempo. Identifique os gargalos das rotinas do setor com base em uma análise do fluxograma. Identifique os problemas e pense em melhorias. Utilize neste processo a tecnologia em seu favor, afinal, ela consegue hoje facilitar muitas tarefas e melhorar muito a comunicação.

Sem dúvida um dos maiores gastos do RH se dá pela rotatividade de colaboradores. E qual a melhor maneira de diminuir ao máximo o turning over? Uma série de ferramentas pode ajudar o RH a acertar mais neste aspecto.

Aperfeiçoar os processos seletivos é fundamental. Uma contratação errada gera um ônus enorme para a companhia. Melhorar o desenho do cargo para entender bem a vaga e uma criteriosa análise comportamental podem ajudar bastante. Softwares de gestão também podem fazer a diferença nesta hora.

Definir um plano de carreira com metas claras ajuda também as pessoas a se manterem motivadas no ambiente de trabalho, o que diminui a chance de saída da empresa. Alinhar os interesses estratégicos da empresa ao plano de desenvolvimento dos funcionários é essencial neste contexto.

Pensar em como manter o pessoal atualizado, num plano de desenvolvimento constante, também é um desafio que gera frutos. Antenados com as novidades, além da motivação, eles sempre estarão prontos para entregar mais. Desenvolver novas competências e investir em treinamentos é muito importante. O que pode parecer um gasto no início se transforma em vantagem competitiva, uma vez que, com pessoas preparadas, a execução dos trabalhos se torna cada vez mais precisa, o que evita desperdício de tempo e energia tendo de refazer as tarefas.

Rearranjos internos também podem lhe ajudar a reter talentos e aumentar a produtividade. O feeling do profissional de RH é essencial quando o assunto é o clima organizacional. Não deixe de analisá-lo para evitar possíveis problemas, corrigir desarranjos, planejar. Entenda as necessidades e as percepções dos funcionários. Ambiente humanizado sempre traz coisas boas.

Para finalizar, minha dica é: invista nos feedbacks. Estimular a cultura do feedback é estimular o valor do relacionamento entre as pessoas e fortalecer a comunicação interna.

No mais, siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;