Cena Política Titulo
Fim de longo período de silêncio
Por Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
14/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Leonel Damo e Clóvis Volpi foram importantes personagens da política de Mauá entre os anos 1970 e 2000. Chegaram a ser aliados políticos. Leonel foi prefeito da cidade por dois mandatos (o último entre 2005 e 2008). Volpi exerceu postos de deputado pelo município. Mas racharam politicamente quando Volpi tentou ter apoio de Leonel para ser candidato a prefeito de Mauá. Ficaram anos sem se falar. Pessoas próximas de ambos dizem que o período de silêncio absoluto começou em 2008, quando Leonel encerrou seu mandato e Volpi seguiu como prefeito de Ribeirão Pires. Mas voltaram a conversar. Na segunda-feira, durante festa de lançamento de livro sobre o Grêmio Mauaense, os dois trocaram longo papo. Nada como o tempo – e a ausência de interesses políticos – para que certas amizades voltem ao normal.

MP de olho

O Ministério Público foi acionado para apurar se houve irregularidade na contratação de Michael Lopes Barbosa para o cargo de coordenador de programa no departamento de gestão ambiental no Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Michael é filho do vereador Toninho de Jesus (PMN). A denúncia aponta para possível existência de nepotismo cruzado. O Semasa assegura que não houve ilegalidade no ato administrativo.

Protesto

Grupo ligado ao PSD de Diadema programou para hoje, a partir das 7h, protesto contra a cobrança da integração tarifária no Terminal Diadema. Por decisão judicial, o governo do Estado conseguiu fazer valer a lei que permite cobrar R$ 1 na baldeação do terminal do Centro e também em Piraporinha. A medida passou a valer no domingo.

Férias no Exterior

Período de férias nas Câmaras do Grande ABC e alguns vereadores decidiram viajar para o Exterior para aproveitar o recesso. Há parlamentar no México, outro em Portugal. Na esteira do descanso, alguns secretários dos governos municipais também decidiram explorar cidades de fora do País. Um deles, inclusive, foi para Nova York, nos Estados Unidos.

Novela

Mais uma vez foi agendada reunião no DEM de Diadema para definir quem será o indicado da sigla para ocupar o posto de secretário de Esportes no governo de Lauro Michels (PV). O impasse segue desde o começo do mês passado, quando Lauro aceitou distribuir cargos em troca de apoio na Câmara. O duelo está entre o radialista e presidente do PEN municipal, Paulinho Correria, e o ex-técnico do Água Santa Márcio Ribeiro.

Mudou de nome

Gerente executiva de inteligência e segurança da Petrobras, Regina Miki apareceu em rede nacional no domingo para falar de roubo de combustível em redes da estatal. Porém, em vez de usar seu nome político, ela optou por Regina de Luca. Regina Miki foi secretária de Defesa Social de Diadema e, por muitos anos, militou no PT. Ela trabalhou também no governo de Dilma Rousseff (PT).

Retorno à Casa

Ex-vereador e candidato a vice-prefeito na eleição do ano passado em São Caetano, Jorge Salgado (PTB) virou habitué da Câmara. O petebista é visto constantemente no prédio do Legislativo, visitando gabinetes de antigos colegas de Parlamento e também em conversas com o presidente da Casa, Pio Mielo (PMDB). Salgado apostou também na eleição do filho, Caio, mas não houve sucesso. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;