Setecidades Titulo
Vacinação contra a poliomelite começa no dia 18
Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
06/06/2011 | 07:10
Compartilhar notícia


A campanha de vacinação contra a poliomielite, ou paralisia infantil, começa no dia 18 no Grande ABC. Neste ano, as doses contra sarampo serão disponibilizadas no mesmo período, a fim de proteger os pequenos que viajam nas férias de julho.

A meta da região é vacinar 171 mil crianças de zero a 4 anos contra a pólio e 201 mil de zero a 6 anos contra o sarampo, vacina que também protege contra rubéola e caxumba. Em todo o Estado, devem ser imunizadas 3,17 milhões de crianças. A vacina estará disponível até 1º de julho.

A vacinação contra sarampo deveria ocorrer apenas em agosto, mas conforme a diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Sato, foi adiantada em nove Estados brasileiros por recomendação do Ministério da Saúde. Tais locais registraram casos confirmados ou suspeitos da doença. Em São Paulo, um menino de Campinas está em fase final de diagnóstico.

"Vários países do mundo registraram casos de sarampo neste ano. Na Europa, por exemplo, ao menos 33 nações estão com o problema, incluindo a França, que teve 9.000 ocorrências", destacou Helena.

Os principais sintomas do sarampo são febre e manchas avermelhadas no corpo, acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite.

 

GRIPE

As crianças que tomaram a primeira dose da vacina contra a gripe podem comparecer às unidades de saúde para garantir a segunda, essencial para a completa proteção contra a doença.

Segundo Helena, as duas doses são necessárias porque as crianças têm menos exposição ao vírus do que os adultos.

A região vacinou 45 mil crianças, ou 82% da população entre 6 e 23 meses de idade. A meta era vacinar 80%. Crianças que não receberam a primeira dose têm até o dia 10 de junho para se vacinar. A segunda dose é dada 30 dias depois.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;