Política Titulo
Uma mulher à frente da história
Por Do Diário do Grande ABC
24/07/2005 | 08:26
Compartilhar notícia


A primeira vereadora de São Caetano, Olga Montanari de Mello, 84 anos, é, definitivamente, uma mulher à frente da história. Aos 28 anos, casada e com dois filhos, foi eleita vereadora na primeira legislatura da cidade, em 1949, logo após São Caetano ter conseguido autonomia política de Santo André. "Fui uma líder autonomista", disse a ex-parlamentar. Aliás, Olga inaugurou a tribuna da Câmara na primeira sessão ordinária realizada na cidade. "Essa é a vantagem de ser mulher. Os colegas concederam-me o direito de falar primeiro", disse.

Na época, filiada à UDN (União Democrática Nacional), foi vereadora por três vezes consecutivas num período que nem os parlamentares e muito menos o prefeito de São Caetano recebiam salário pelo trabalho. "Os políticos eram muito mais patriotas e tinham noção do dever cívico", diz. Para ela, os vereadores não deveriam ter remuneração. "Eles não trabalham oito horas por dia na Câmara, como um operário normal. Além disso, têm muitos assessores. Nós só tínhamos um contínuo e um advogado, que eram disputados pelos 21 vereadores", conta.

Olga lembra com saudade dos primórdios da política na cidade, quando, segundo ela, não havia oposição e todos jogavam no mesmo time. "Angelo Pellegrino (primeiro prefeito da cidade) e Oswaldo Massei (terceiro) não eram autonomistas, eles eram chapa preta (expressão usada para determinar quem era contra a autonomia). Mas depois da conquista, passaram a lutar pela cidade e foram eleitos", revela.

Para a ex-vereadora, a política atual tem desanimado muito, principalmente a nacional. "É muita sujeira. Não imaginei que tinha tanta podridão nessa caixa de maçã." Já a política da cidade agrada a primeira parlamentar. Para Olga, todos os prefeitos contribuíram muito para o desenvolvimento de São Caetano. "Cada um a seu modo." Walter Braido foi o único político ao qual a ex-vereadora fez ressalvas. "Ele era muito vingativo, mas fez muito por São Caetano", pondera.

Sobre o atual prefeito, José Auricchio Júnior, Olga diz admirá-lo. "Ele é jovem, tem vontade. Acho que vai ser um bom administrador." Segundo ela, a avó paterna de Auricchio possuía uma loja de secos e molhados em frente à antiga Câmara, na rua João Pessoa.

Interesse – Olga diz que é uma mulher atrevida. Talvez não seja à toa. Além de primeira vereadora de São Caetano, também foi a primeira mulher a tirar carteira de motorista no Grande ABC. "As crianças corriam atrás do meu carro dizendo: 'olha, uma mulher dirigindo'." Ela conta que tinha um Chevrolet 1929 "caindo aos pedaços".

Após quase 60 anos do primeiro mandato, Olga ainda mostra grande vivacidade. Concluiu três faculdades (Jornalismo, Direito e Psicologia) e diz qual é o segredo para continuar sempre jovem: "Não fico quieta. Faço palestras e sempre que posso começo novos cursos. O último foi de leitura dinâmica", revela. Aos 84 anos, Olga tem dois filhos, três netas e três bisnetos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;