Política Titulo Mauá
Câmara aprova troca de brasão por logo de Atila

Casa autoriza, em 1ª discussão, texto que permite uso da marca do governo em equipamentos

Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
22/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


A Câmara de Mauá aprovou ontem, em primeira votação, o projeto de lei que permite ao prefeito Atila Jacomussi (PSB) substituir o brasão da cidade por logotipo publicitário do governo em equipamentos públicos.

A medida foi apoiada por quase a totalidade dos vereadores, apenas Marcelo Oliveira (PT) e Manoel Lopes (DEM) se posicionaram contra. A segunda votação da matéria deve ocorrer amanhã, em uma sessão extraordinária. A pressa se justifica porque há prédios e carros da administração ostentando a nova logomarca da gestão, mesmo sem haver lei autorizando essa medida.

A discussão do projeto foi marcada pela defesa feita pela bancada de sustentação. Na opinião do líder de governo, o vereador Professor Betinho (PSDC), o texto é elogiado pela população. “Percebemos até que algumas pessoas estão fazendo selfies no painel disposto no Centro do município”, destacou.

Seguindo a mesma linha, o presidente da Câmara e pai do prefeito, Admir Jacomussi (PRP), saiu em defesa da administração municipal. “Entendo que a atual gestão está empenhada em corrigir problemas deixados por outros governos e essa discussão em torno de algo que está correto muito me entristece. Temos um prefeito trabalhador que respeita a cidade”, sentenciou, ao fazer referência à polêmica relativa ao projeto de lei apresentado pelo Executivo.

Outra linha de defesa adotada pelos parlamentares foi a de comparar a identidade visual desejada pela administração com os logotipos dos governos estadual e federal. Na visão da situação, o projeto apresentado é constitucional.

Marcelo Oliveira apresentou novo requerimento contra o uso do slogan “Mauá, um Novo Tempo”. O pedido questiona o valor dos gastos com publicidade já realizados em outdoors, cavaletes e placas, além de solicitar a lista de veículos de comunicação que já realizaram inserções da nova identidade visual.

Outra crítica feita pelo petista foi a divulgação do logotipo antes do projeto ser aprovado. “A matéria veio para o Legislativo na tentativa de corrigir uma ilegalidade”, destacou em seu discurso.

Desde o dia 19 de janeiro, a gestão Atila Jacomussi tem usado a identidade visual que contém o slogan “Mauá, um Novo Tempo”. O modelo já estampa banners de eventos oficiais e o perfil da Prefeitura em redes sociais. A peça publicitária deve virar a principal marca do município.

Para Manoel Lopes, a nova lei corrige inconstitucionalidades, mas afeta o valor cultural dos símbolos da administração. “O brasão de Mauá ficou muito tempo esquecido, representa a história da cidade e não pode deixar de ser usado pela gestão”, opinou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;