Setecidades Titulo Bairro Alvarenga
Moradora mais velha de São Bernardo completa 110 anos e ganha festa

Dona Lulu reside na Casa São Vicente de Paulo há 38 anos; em brincadeira, idosa cobra R$ 2 por foto

Victor Hugo Storti
Especial para o Diário
29/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida


 Luiza Francisca De Oliveira, a moradora mais velha de São Bernardo, completou 110 anos ontem. Nascida na cidade de Coqueiral, em Minas Gerais, dona Lulu ganhou de presente, da Casa São Vicente de Paulo, no bairro Alvarenga, onde mora há quase 40 anos, festa de aniversário para comemorar a data especial.

Lúcida e muito feliz, dona Lulu têm dificuldade para se comunicar, por conta da idade e de problemas de saúde, mas sempre encontra um jeito de passar o recado desejado. Como, por exemplo, cobrar R$ 2 pelas fotos que o repórter-fotográfico do Diário produziu da aniversariante.

A idosa chegou à Casa São Vicente em 1978 e, desde então, faz do lugar seu lar. Já os funcionários e demais moradores do espaço se transformaram na família que dona Lulu não teve. Ela foi criada em abrigo para menores até os 18 anos. Durante a vida adulta desempenhou a função de empregada doméstica. Não casou nem teve filhos.

A assistente social Jussara Grossi, 33, conta que dona Lulu tem personalidade forte. “Às vezes, ela briga com algum funcionário, mas tem carinho diferente por cada um. Afinal, são 38 anos morando aqui”, disse.

A auxiliar de estoque Marineuza Santos, 54, que trabalha na casa há 20, revela que a idosa sempre foi independente. “Ela nunca gostou que a gente cuidasse muito dela. Gostava de se virar sozinha. Ela é como mãe para nós. É exemplo de pessoa e temos muito respeito por ela”, disse.

Ainda de acordo com Marineuza, a atividade preferida de dona Lulu, durante muitos anos, foi o artesanato. “Ela sempre gostou de fazer crochê e guardava o dinheiro dela. Inclusive, quando a moeda mudou, ela teve prejuízo, porque ficou tudo guardado e ninguém mexia”, contou.

Apesar da grande convivência com dona Lulu, Marineuza admite que não sabe muito sobre a vida que a idosa teve fora da instituição. “Ela é bem reservada. Nunca foi de contar sobre o passado. Minha relação com ela é sobre o que vivemos diariamente.”

A técnica de enfermagem Deusilene Costa, 40, também reforça uma das características de dona Lulu: ser geniosa. “Ela não gosta que mexam nas coisas dela. Até hoje a gente tem que arrumar o quarto escondida”, confessou.

A Casa São Vicente de Paulo atende, atualmente, 60 idosos e conta com quadro de 63 funcionários. O local, que possui caráter filantrópico, aceita qualquer tipo de doação, de vestuário a alimentos e produtos de limpeza. As roupas que não são utilizadas pelos idosos são colocadas à venda na loja que a casa possui para arrecadar fundos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;