Setecidades Titulo
Motoristas abusam na av.Itamarati
Angela Martins
Especial para o Diário
28/06/2006 | 08:04
Compartilhar notícia


As obras realizadas pela Prefeitura de Santo André no cruzamento da avenida Itamarati com a travessa Aracaré, no Parque Jaçatuba, são motivo de preocupação para comerciantes e moradores locais. Tudo porque há uma semana foram retiradas duas valetas que diminuíam a velocidade dos veículos. Depois disso, os carros passam em alta velocidade pela rua.

As obras ocorreram na semana passada. As valetas foram recobertas por asfalto, e a sinalização horizontal não foi realizada. "Não entendi até agora porque fizeram essa obra. Mas o problema é que ficamos sem segurança, tanto pedestres quanto motoristas", diz o comerciante Carlos Roberto Góis, 51 anos. Ele diz que a situação fica pior quando chove e a pista fica lisa. Os carros, que vêm em alta velocidade da avenida Itamarati derrapam na entrada da travessa. "Muitos raspam as rodas na guia", conta Góis.

O comerciante já considerava o trecho perigoso antes da retirada das valetas. Segundo ele, há cerca de quatro meses, um motoqueiro perdeu o controle e bateu no muro da loja de Góis. "Agora, sem as valetas para diminuir a velocidade dos veículos, o problema tende a piorar", lamenta.

O horário de pico também é motivo de preocupação. Além do tráfego ficar mais intenso, pessoas precisam cruzar o trecho sem faixa de pedestres. "Essa esquina é muito perigosa. No horário de pico é muito difícil atravessar", salienta Rodrigo Soares da Silva, 24 anos, vendedor. Os moradores do bairro dizem que acidentes já fazem parte da rotina. Eles ocorrem, principalmente, à noite. "É comum chegarmos para trabalhar e encontrarmos pedaços de veículos pela rua, vidros de lanternas quebrados", diz Silva.

De acordo com os comerciantes, estudantes de escolas próximas cruzam a avenida para chegar ao Parque Regional, sem qualquer segurança.

Providências – O DTC (Departamento de Trânsito e Circulação de Santo André) informou que as valetas foram retiradas para a realização de uma obra subterrânea do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que irá captar e drenar água de chuva. O departamento tem projeto de implementar sinalização e incluiu no cronograma de obras a pintura da faixa de pedestres, faixa dupla amarela e faixa de retenção (linha que fica entre a faixa de pedestres e os veículos parados no farol). Mas não estabeleceu prazo para a conclusão das obras.

No horário de pico, das 7h às 8h, passam pelo local cerca de 2,5 mil carros por hora. A obra do Semasa também tinha o objetivo de desafogar o trânsito no trecho. Enquanto a pintura na via não é feita, o DTC informa que, se necessário, irá deslocar agentes de trânsito para reforçar a vigilância no local. (Supervisão de Illenia Negrin)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;