Cultura & Lazer Titulo
Emia abre nesta segunda-feira 2 mil vagas
Por Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
28/03/2005 | 12:14
Compartilhar notícia


A democratização do acesso ao know-how cultural, em todos os sentidos. É essa a pretensão do projeto Emiacidade, que prevê a iniciação artística entre a população andreense, e que abre nesta segunda-feira e terça-feira as inscrições para a versão 2005 de seus cursos. Estarão disponíveis 2 mil vagas, ramificadas em 90 turmas, que abrangem as mais sortidas manifestações de teatro, música, dança e artes visuais. As inscrições, que prosseguem até 1º de abril, deverão ser feitas nas Emias (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e nos Cesas (Centros Educacionais de Santo André) onde as aulas serão ministradas (leia mais nesta página). Inscrições e aulas são inteiramente gratuitas e informações gerais sobre os temas e seus respectivos endereços podem ser obtidas pelo tel.: 4433-0198.

Uma sensível diferença nos cursos deste ano em relação aos anteriores é que os professores terão maior autonomia para lidar com as matérias, graças a um esforço da Emia em instrumentalizar os arte-educadores responsáveis pelas aulas nos sete Cesas da cidade, num claro movimento de descentralização do Emiacidade, segundo Zeca Capellini, coordenador da escola. Ou seja, um avanço na relação entre oficineiros e oficinandos, em direção à interatividade e à democratização cada vez mais ampla.

Entre as disciplinas oferecidas figuram, por exemplo, as de violão, percussão, flauta-doce, dança de rua, cerâmica, gravura, pintura em tecido, coral, madrigal, fantoches e aquelas vinculadas ao hip hop (grafite, rap etc).

Exemplo manifesto de produto que vingou a partir da rotina letiva das Emias é o GEM (Grupo Experimental de Música), idealizado pelo músico e luthier (artesão de instrumentos musicais) Fernando Sardo. Criada cerca de seis anos atrás sob o forro da Emia, a banda tem o compromisso de esnobar o convencional na confecção musical, ao montar e pôr para funcionar instrumentos como o dessintetizador, tocado por sete músicos simultaneamente. O GEM já se apresentou no Teatro Municipal da cidade e está envolvido com a gravação de seu primeiro álbum.

Confira os locais:

Emia Chácara Pignatari
Av. Utinga, 136, Vila Metalúrgica. Tel.: 4979-1167.

Emia Aron Feldman
Av. Itamarati, 536, Parque Jaçatuba. Tel.: 4479-2744.

Cesa Vila Linda
R. Rolândia, 115, Vila Linda. Tel.: 4452-1799.

Cesa Vila Floresta
R. Parintins, 344, Vila Floresta. Tel.: 4425-6206.

Cesa Vila Sá
Av. Nova York, s/ nº, Vila Sá. Tel.: 4997-7557.

Cesa Vila Humaitá
R. Guerra Junqueira, 366, Vila Humaitá. Tel.: 4458-4011.

Cesa Parque Novo Oratório
R. Tanganica, 385, Parque Novo Oratório. Tel.: 4472-4819.

Cesa Jardim Santo Alberto
R. Petrogrado, s/ nº  Jardim Santo Alberto. Tel.: 4975-9264 e 4975-1707.

Cesa Vila Cata Preta 
estrada da Cata Preta, 810, Vila João Ramalho. Tel.: 4451-0188.

Emiacidade – projeto de cursos de iniciação artística. Inscrições: de segunda-feira até 1º de abril, nas Emias (Escolas Municipais de Iniciação Artística); e de terça-feira até 1º de abril, nos Cesas (Centros Educacionais de Santo André). Início dos cursos: 4 de abril. Todas as atividades são gratuitas. Informações gerais: 4433-0198.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;