Política Titulo Rio Grande da Serra
Maranhão é o Pitta do Kiko, diz Claudinho

Pré-candidato do PT em Rio Grande compara atual prefeito com ex-pupilo de Paulo Maluf

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
19/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Pré-candidato a prefeito pelo PT em Rio Grande da Serra, Claudinho da Geladeira afirmou que o atual chefe do Executivo local, Gabriel Maranhão (PSDB), é o Celso Pitta do ex-prefeito Adler Kiko Teixeira (PSB), que governou Rio Grande por oito anos e que agora está na briga pela Prefeitura de Ribeirão Pires.

“Tenho certeza que o Kiko se arrependeu de indicá-lo (Maranhão) à sucessão. Houve uma geração de expectativa porque ele (Maranhão) foi vendido como engenheiro, um cara capacitado. Mas nem mora na cidade. Ele é o Pitta do Kiko”, disparou o petista.

Em 1996, no auge de sua popularidade, o então prefeito paulistano Paulo Maluf (PP) lançou Celso Pitta, seu secretário de Finanças, como candidato à prefeitura de São Paulo pelo grupo governista. O slogan de Maluf norteou a campanha do pupilo. “Se o Pitta não for um bom prefeito, nunca mais votem em mim”, dizia Maluf. Pitta foi eleito, fez gestão recheada de escândalos. Ajudou a afundar a tentativa de Maluf de retornar ao comando da maior cidade do País – ele foi derrotado por Marta Suplicy (PT) no segundo turno no pleito de 2000. Abandonado pelo padrinho político, Pitta morreu em 2009.

Claudinho avaliou que o cenário eleitoral deste ano é diferente do de 2012, quando ele foi derrotado por Maranhão. Segundo o petista, a população agora conhece a gestão do tucano. “Em 2012, a eleição foi contra o Kiko, contra um governo com 80% de aprovação e que teve muita ajuda do governo do PT em Brasília. Agora a campanha é entre Claudinho e Gabriel. E o que tenho visto nas ruas é que esta administração é mal avaliada e caiu em descrédito.”

Na visão do pré-candidato petista, um exemplo de que seu projeto eleitoral está mais bem estruturado é o aumento da base de aliados. Em 2012, quatro partidos apostaram em sua campanha – PP, PRTB, PPL e PT. Agora são seis legendas na coalizão acertadas: PP, PTC, Pros, PTdoB, PTB e PT.

Presidente do PTB municipal e ex-aliada de Kiko, Fabiana Bedia alegou que “Maranhão não cumpriu com muitos dos acordos firmados” na última eleição. “Estou do lado do povo e vi que o PTB também está. O descaso com a cidade está demais”, disse ela, que foi candidata à vereança em 2008 e 2012 pelo PMN – ambas no arco de Kiko – e foi derrotada.

POSSIBILIDADE
Coordenador regional do PT, Claudinho é apontado, nos bastidores, como grande aposta da legenda para manter representatividade no Executivo da região. Ele, porém, despista. “O clima é muito bom. O mais importante é inserir Rio Grande nos temas do Grande ABC, o que há muito tempo não é feito.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;