Esportes Titulo
Programação cultural também fará parte dos Jogos Pan-Americanos
Por Da Agência Brasil
20/05/2007 | 15:01
Compartilhar notícia


O esporte não será a única atração para os espectadores dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. Com uma programação especial, os museus da capital fluminense e da cidade de Niterói se preparam para atrair turistas, atletas e até jornalistas estrangeiros.

Na semana passada, representantes de 60 museus se reuniram com dirigentes do departamento de Museus e Centros Culturais e do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para elaborar uma agenda especial para o campeonato. A programação ocorre do dia 3 de julho até 25 de agosto.

Segundo o diretor do departamento de Museus e Centros Culturais do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), José do Nascimento, haverá exposições sobre a história da Rio e do esporte em locais como o Museu Histórico Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes e o Museu da Maré.

Ele estima um aumento no número de visitações no período, demanda que deve continuar até depois da competição. "Esse tipo de ação cria condições para que não fique pontuada apenas durante o evento. Ela cria condições para que a gente possa exercitar e ampliar, no imaginário da cidade, a presença dos museus durante o período". Depois dos jogos, acrescentou, o COB vai doar medalhas, uniformes e outros objetos usados no evento para que a memória do Pan seja preservada nos museus.

Na avaliação dele, o campeonato é uma questão estratégica para o país. "Tanto agora quanto para as Olimpíadas de 2016. Esperamos que a cidade esteja mobilizada e que não haja nenhuma demonstração contrária ao desejo de o Brasil ser sede dos jogos olímpicos".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;