Internacional Titulo
EUA deixarão Iraque quando força local for competente, diz Rumsfeld
Por Da AFP
22/12/2005 | 13:00
Compartilhar notícia


O secretário de Defesa americano, Donald Rumsfeld, declarou que os Estados Unidos irão retirar suas tropas do Iraque quando as forças de segurança iraquianas forem "suficientemente competentes", mas não especificou uma data.

Rumsfeld fez a afirmação durante uma visita à base militar de Bagram, no Afeganistão, para transmitir o apoio de Washington aos soldados americanos na vésperas do Natal. A visita coincide com a redução do apoio da opinião pública americana às operações militares no Iraque e Afeganistão registrada durante todo 2005.

"Durante as festas natalinas há quem se pergunte em Washington por que nosso país participa nesta difícil guerra contra o terrorismo. Penso que a razão é clara. Vocês estão aqui, na frente, para proteger sua liberdade", afirmou Rumsfeld.

Sobre a vitória no Iraque, o secretário disse que esta "consistirá em um processo político de sucesso, com forças de segurança suficientemente competentes para encarregar-se da segurança e para permitir a retirada de nossas tropas, de forma que os iraquianos não tenham mais forças estrangeiras em seu país".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;