Internacional Titulo
Bremer anuncia medidas contra o partido de Saddam
Das Agências
17/05/2003 | 00:08
Compartilhar notícia


O principal responsável pela administração civil no Iraque, o norte-americano Paul Bremer, anunciou nesta sexta-feira nove medidas para erradicar a influência do antigo partido único Baath, que incluem a proibição de mostrar em público retratos do ex-presidente Saddam Hussein.

Em um comunicado em árabe e inglês divulgado nesta sexta-feira, Bremer anunciou que os membros do Baath serão retirados dos cargos públicos e serão interrogados todos que ocuparem as categorias mais altas do corpo de funcionários, inclusive em instituições como hospitais e universidades.

Esses altos funcionários serão interrogados "por sua possível filiação ao partido Baath e sujeitos à investigação por conduta criminal e ameaça à segurança".

Recompensas – Além disso, Bremer anunciou recompensas – que não foram especificadas – para quem fornecer alguma informação "que leve à captura dos membros de alto escalão do partido Baath e dos indivíduos coniventes nos crimes do regime anterior".

A partir de agora, conforme as medidas anunciadas, estará proibida "a exposição em espaços públicos de imagens ou similares do ex-presidente Saddam Hussein ou qualquer outro membro facilmente identificável do antigo regime".

Com este conjunto de medidas, segundo Bremer, "a Autoridade Provisória da Coalizão quer garantir que o governo representativo não estará ameaçado pelos elementos do Baath que voltarem ao poder".

O partido Baath, único permitido na época de Saddam Hussein, foi formalmente proibido no último dia 16 de abril, há um mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;