Política Titulo
Após meses de crise, Vanessa Damo deixa o PV
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
18/09/2009 | 07:06
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Agora é oficial. Após reclamar de perseguição política por sete meses, a deputada estadual Vanessa Damo está deixando o PV. A parlamentar entregou a carta de desfiliação na sede da executiva estadual na segunda-feira. "Conversamos com a executiva do partido e vários integrantes garantiram que o partido não tentará pedir meu mandato", afirma a deputada.

Apesar do clima ruim dentro da sigla - provocado pela saída de seu pai, o ex-prefeito Leonel Damo -, Vanessa alega que deixa a legenda sem necessidade de procurar a Justiça. "Conversei diretamente com o Penna (José Luiz de França Penna, presidente nacional do PV). Ele expressou a vontade de que eu permanecesse, mas disse que poderia sair do partido sem qualquer problema."

Já de malas prontas, a parlamentar afirma que não há qualquer decisão sobre qual sigla será escolhida como nova casa. "Tenho uma conduta muito clara e meus objetivos são definidos. Procurarei uma legenda que seja base de sustentação ao governo do Estado."

O temido quociente eleitoral, que equivale ao número de votos válidos necessários para eleger-se, também deve ser levado em consideração pela parlamentar. "PMDB, PSC e DEM são os partidos que mais se encaixam no que tenho procurado. Agradeço todos os convites, mas devo escolher uma dessas legendas."

Questionada sobre o possível apoio do PMDB à candidatura petista à presidência, o que anularia sua participação no palanque tucano, Vanessa negou que isso possa ser empecilho. "Minha maior preocupação é a esfera estadual. O PV também representa a bancada do governo em Brasília e isso não foi problema."

Mesmo com o tempo se esgotando - pelo prazo eleitoral Vanessa tem até o dia 30 para filiar-se a uma sigla e concorrer nas eleições de 2010 - a parlamentar atesta que não deve se apressar. "Preferi me desligar do PV antes de fazer qualquer deliberação. Tenho duas semanas para pensar e vou fazer isso com calma."

A presidente estadual do PV e vereadora de Diadema, Regina Gonçalves, confirmou o pedido de Vanessa para deixar a legenda. No entanto, ela explica que a decisão final só deve acontecer na segunda-feira. "O pedido ainda não foi assinado. Então, em termos jurídicos ela continua no PV. A saída dela será votada na comissão na próxima semana."

ASSEMBLEIA - Mesmo envolvida com a crise interna do PV, a deputada estadual não esquece de relacionar as últimas conquistas na Assembleia.

Entre elas, Vanessa cita a aprovação de uma lei que beneficiará diretamente o consumidor. Pela proposta, as empresas deverão marcar dia e hora para entregar produtos ou prestar serviços. Caso não respeite o prazo, poderá ser multada. "As pessoas não serão mais lesadas e as empresas certamente vão melhorar o atendimento ao consumidor. Todos ganham."

A deputada alega que a proposta teve boa recepção no governo estadual e, por isso, deve ser sancionada pelo governador José Serra (PSDB) nos próximos dias. "Temos um diálogo avançado sobre isso. A lei deve ser assinada até o dia 31."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;