Internacional Titulo
Tema nuclear é excluído de conversas entre Irã e EUA
Da AFP
20/05/2007 | 11:17
Compartilhar notícia


O Irã declarou neste domingo que o atual conflito que mantém com os países ocidentais por seu programa nuclear ficará totalmente excluído das conversações com os Estados Unidos sobre o Iraque dentro de oito dias.

"Queremos que não haja relação alguma entre as discussões sobre o tema nuclear e as sobre o Iraque", disse o porta-voz da diplomacia iraniana, Mohamad Ali Hosseini. "Se alguém quer estabelecer uma relação entre o tema nuclear e o Iraque, isso é algo que não desejamos", acrescentou.

Embaixadores iranianos e americanos se reunirão em Bagdá no dia 28 de maio para debater a situação no Iraque.

Essa reunião será realizada três dias antes de negociações previstas a respeito da questão nuclear iraniana entre o secretário do Conselho Supremo iraniano de Segurança Nacional, Ali Larijani, e o alto representante de política externa da União Européia, Javier Solana.

As autoridades iranianas se declararam favoráveis a negociações amplas com os Estados Unidos, se Washington mudar sua atitude em relação ao regime dos aiatolás, considerado pelo presidente americano, George W. Bush, como parte do "Eixo do Mal".

"Não manteremos negociações com os Estados Unidos até que retifiquem sua posição", lembrou Hosseini, que se negou a falar sobre a possibilidade de novos encontros após o de 28 de maio. "Vamos deixar que a primeira reunião seja realizada; não vamos fazer especulações e veremos o que acontece", concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;