Economia Titulo
Austrália: banco central reduz taxa de juros em 0,25 p.p, para 2,25% ao ano
Por
03/02/2015 | 06:15
Compartilhar notícia


O banco central australiano (Reserve Bank of Australia, RBA) anunciou nesta terça-feira a redução de 0,25 ponto porcentual na taxa básica de juros da economia do país, para 2,25% ao ano, depois de 18 meses sem nenhuma alteração.

A decisão surpreendeu o mercado, uma vez que, na reunião de dezembro, o conselho de política monetária da instituição afirmou que a economia da Austrália passava por "um período de estabilidade nas taxas de juros".

Segundo o presidente do RBA, Glenn Stevens, a redução é consequência do desapontamento com os últimos dados econômicos. Na semana passada, o governo informou que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) australiano desacelerou para alta de 1,7% no quarto trimestre do ano passado ante igual período do ano anterior. No terceiro trimestre, o aumento havia sido de 2,3% no mesmo tipo de comparação. A meta do RBA é atingir uma inflação entre 2,0% e 3,0%.

Em discurso, Stevens disse que o corte servirá para estimular a demanda dos consumidores. A expectativa é de que a meta de inflação seja atingida em um prazo de um a dois anos. Com informações da Dow Jones Newswires




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;