Internacional Titulo
Bin Laden foge do Afeganistão, diz jornal
Da AFP
21/01/2003 | 10:11
Compartilhar notícia


O líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama Bin Laden, escapou do Afeganistão dando seu telefone celular a seu guarda-costas marroquino, o que serviu para despistar as forças americanas, que rastreavam o sinal, afirma o jornal The Washington Post esta terça-feira.

Abdallah Tabarak estava disposto a morrer ou ser capturado - que foi o que finalmente aconteceu em novembro de 2001 em Tora Bora -, sendo enviado depois para a base militar americana de Guantánamo, em Cuba, onde agora é líder de seus companheiros de Al-Qaeda e talibãs aprisionados, informaram oficiais marroquinos ao Post.

"Concordou em ser capturado ou morrer", disse um oficial. "Este é o grau de seu fanatismo por Bin Laden".

Tabarak, de 43 anos, usou o celular de Bin Laden ao deslocar-se pelo complexo de grutas de Tora Bora, sitiado por forças americanas e seus aliados afegãos.

"Não fez isso durante muito tempo, mas foi suficiente. Há um ditado popular segundo o qual, 'aonde está o sapo, a serpente não está muito longe", assinalou outro oficial marroquino que interrogou Tabarak e outros prisioneiros marroquinos em Guantánamo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;