Setecidades Titulo
Volpi exonera secretário de Ribeirão preso em operação
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
24/09/2009 | 07:34
Compartilhar notícia


Preso acusado de envolvimento com uma quadrilha que explorava bingos e outros jogos de azar pela internet, o secretário de Governo de Ribeirão Pires, José Valentim Seraphim, foi exonerado do cargo ontem e também afastado da presidência do diretório municipal do PV.

A demissão do "integrante do primeiro escalão do governo" foi anunciada pela administração municipal por nota oficial e segue "para imediata publicação". Apesar da decisão, o prefeito Clóvis Volpi (PV) não falou sobre o assunto. O nome do substituto também não foi divulgado.

Na nota, a Prefeitura informou que "reitera o compromisso com a transparência e espera que os fatos sejam devidamente apurados e esclarecidos no menor prazo possível."

O posto de presidente municipal do partido também não é mais de Seraphim, que foi afastado ontem do cargo em que estava havia cerca de 18 meses, mas que já o tinha ocupado em outras ocasiões. Clóvis Volpi assume o cargo.

"Quem vai julgar ou punir é a Justiça. O partido tomou a providência que deveria ter tomado", afirmou a presidente estadual da sigla, Regina Gonçalves, que é vereadora em Diadema.

Por ora, Regina evitou falar sobre qualquer outra punição. "Não vamos antecipar situações que ainda não existem", afirmou. Mas a vereadora se disse chocada com as notícias. "Jamais esperaria por isso porque, como dirigente partidário, ele sempre foi correto, cumprindo com suas obrigações", explicou.

Na primeira gestão de Volpi (2005-2008), Seraphim ocupou a chefia da Pasta de Administração. A família do ex-secretário, que integrou a diretoria da Abrabin (Associação Brasileira dos Bingos), é ligada ao ramo de construção civil, sendo responsável pelas obras do maior condomínio particular da cidade.

PRISÃO - Seraphim foi detido terça-feira em Ribeirão Pires e é apontado pela polícia como integrante de uma quadrilha que atuava em todo o País, movimentando cerca de R$ 5 milhões com jogos ilegais, a partir de lan houses e computadores domésticos.

O grupo é acusado ainda de manipular o resultado das apostas - impedindo que os jogadores ganhassem -, de subornar funcionários públicos, para evitar a fiscalização nos imóveis onde a jogatina era realizada, e também suspeito de cometer assassinatos.

O ex-secretário foi preso juntamente com outras 23 pessoas acusadas de pertencer à quadrilha. Todos foram levados para o Deinter 7 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior 7), em Sorocaba, no Interior, que concentra as investigações da chamada Operação Novelo, que foi deflagrada ainda em outros 11 Estados.

Além de Ribeirão Pires, Santo André - onde uma pessoa acabou presa -, e Mauá também foram alvos de mandados de busca e apreensão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;