Cultura & Lazer Titulo TV Cultura
Faixa de documentários estreita relação Brasil-França
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
18/12/2010 | 07:14
Compartilhar notícia


Estreia amanhã, às 20h30, na TV Cultura, ‘Voilà Brasil', que traz cinco documentários no horário nobre dos próximos domingos para mostrar pontos em comum entre o Brasil e a França.

Apesar das diferenças abissais que são nítidas entre os países, a equipe de documentaristas encontrou elos entre as duas culturas, que serão expressos, no vídeo, de diferentes formas e personagens.

O material foi dividido por focos: artes, relações comerciais, história, educação e cultura. Marcelo Caetano e Cristina Gomes são os roteiristas do projeto, que reuniu cinco diferentes produtoras e diretores para a execução. Cada documentário recebeu aporte de R$ 100 mil.

Para a estreia, foi reservado ‘Passage', com direção de Brenno Castro, 22 anos. O longa utiliza referência estética da Nouvelle Vague e narrativa característica do Cinema Novo para tratar da influência artística francesa no Brasil.

Entre os depoentes, se cruzam personagens como Tom Zé e Edgar Scandurra com jovens artistas como os cantores Thiago Pethit, Tiê e o conjunto Trio Suite.

Uma torre de babel comercial é a atração de ‘Container', que vai ao ar no dia 26, no mesmo horário. O documentarista Max Eluard mostra a travessia de um cargueiro saindo da França com destino ao nosso País, colocando aspectos comerciais e as diferenças culturais da travessia, que reúne tripulação composta por franceses, lituanos e ucranianos.

O terceiro, no dia 2, é de Caru Alves, ‘Vestígios', que mostra os resquícios da colonização francesa em duas cidades mineiras, Guidoval e Visconde do Rio Branco.

Com direção de Tatiana Villela, ‘De Dentro da Paisagem' será exibido no dia 9. Traz três universitários franceses fazendo intercâmbio na USP, discorrendo sobre as diferenças culturais e educacionais dos dos países.

Para finalizar, no dia 16, o documentário escolhido é ‘Tucupi à Francesa', que destaca a influência e mescla da culinária francesa na nossa gastronomia, com destaque para as cozinhas de Belém, no Pará.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;