Setecidades Titulo Trânsito
Mudança viária gera
protesto no Rudge

Atalho para ir à Lions pela Av. Caminho do Mar será fechado
para carros; tráfego será desviado para vias de menor porte

Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
28/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Moradores do Rudge Ramos, em São Bernardo, estão preocupados com as mudanças anunciadas pela Prefeitura no tráfego de ruas importantes no bairro. Uma das alças de acesso à Avenida Lions na Avenida Caminho do Mar será fechada para carros de passeios, e o trânsito será desviado para vias de menor porte, no entorno da empresa Termomecânica.

A restrição passa a valer no dia 20. O trabalho de orientação aos motoristas começará a ser feito dez dias antes. O atalho na pista sentido Largo do Rudge poderá ser utilizado apenas por ônibus e caminhões. Com isso, o fluxo de carros será desviado para as ruas Doze de Outubro e 24 de Maio (veja mapa ao lado).

Moradores da última via citada reclamam da alteração principalmente porque a rua ficará intransitável em horários de pico, como fim da tarde e início da manhã. "Vão transferir o trânsito de uma avenida grande para uma rua residencial. Não tem cabimento", disse a moradora Maria Aparecida Batistela, 60.

O temor dos moradores é justificável. Por cerca de dez anos, a via residencial foi utilizada por carros e até por caminhões que tinham acesso liberado à Lions. Excesso de poluição, barulho e até rachaduras nas casas eram problemas recorrentes nas imediações. A situação melhorou em maio, quando a alça de acesso à Lions foi aberta. Porém, segundo a Prefeitura, a medida provocou o excesso de veículos na Caminho do Mar e tumultou o trânsito.

Mesmo com as reclamações dos moradores, a decisão da administração municipal está mantida. Para evitar o desrespeito de motoristas de carros de passeio, haverá fiscalização por radar a fim de garantir o cumprimento da conversão nas ruas Doze de Outubro e 24 de Maio. O prefeito Luiz Marinho (PT) negou que os bairros próximos serão sobrecarregados com as mudanças viárias. "Não vai aumentar o fluxo nesses locais. O tráfego na Lions é de passagem. Vamos fazer adequação de acesso à Anchieta para facilitar e remodelar o retorno (alça de acesso)."

PLANEJAMENTO

As mudanças viárias que a Prefeitura planeja para o bairro Rudge Ramos foram antecipadas pelo Diário na edição de 10 de agosto. Estão previstas mais intervenções na Nova Lions - que será parcialmente fechada no ano que vem - para adequações no acesso do corredor à Via Anchieta e também ao Corredor ABD.

Com a inauguração da pista rebaixada da Lions, a via passou a receber fluxo 25% maior. Hoje, cerca de 5.000 veículos circulam por ali em cada um dos sentidos (Santo André e Diadema) nos horários de pico da manhã e do fim da tarde. E, apesar de a avenida ter características de passagem, o tráfego pelas vias do Rudge também aumentou, assim como os congestionamentos. (Colaborou Raphael Rocha)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;