Internacional Titulo
Neve causa problemas na Europa Central
Das Agências
25/12/2001 | 18:15
Compartilhar notícia


A neve causou problemas nesta terça-feira na Europa Central, principalmente na Alemanha, onde o tráfego nas estradas foi fortemente prejudicado. Vias alemãs tornaram-se impraticáveis na madrugada desta terça e os serviços de socorro tiveram que resgatar os motoristas que ficaram presos no caminho. De manhã, a neve chegava a dois metros de altura em algumas regiões e bloqueava o tráfego no maciço do Harz, em Turíngia e Saxônia-Anhalt (Centro-Leste). Na Saxônia (Leste), a auto-estrada Magdeburgo-Dresden encontrava-se bloqueada por uma grande quantidade de neve.

Um recorde de frio foi registrado na madrugada desta segunda-feira nas montanhas da Baviera, na comuna de Berchtesgaden. Durante a noite, vários carros ficaram bloqueados pelo acúmulo de neve, assim como na região de Eisleben (Leste).

Na Polônia, estradas também foram interditadas devido à neve. A Nacional 1, que liga Lódz (Centro) a Gdansk (Norte), foi bloqueada de manhã, perto de Zgiergz (Centro). A neve, que não dá trégua há três dias em quase todo o país, deixou incomunicáveis povoados na Masúria (Nordeste). Poloneses que haviam viajado para visitar familiares tiveram que abandonar os carros nas estradas bloqueadas.

Desde o início do inverno, mais de 130 pessoas morreram devido ao frio na Polônia. A maior parte das vítimas era homens com idade entre 40 e 60 anos, que abusaram do álcool antes de dormir ao ar livre ou em locais sem aquecimento.

O resultado da forte neve que começou a cair nesta segunda na Bulgária foi o bloqueio de estradas, nesta terça, em todo o país. Na capital, Sofia, a neve atingiu 60 centímetros de altura e o transporte público não funcionava nos arredores. Foi decretado estado de emergência na região de Shumen (Nordeste), onde todas as estradas estavam fechadas. Em Varna, o principal porto búlgaro no Mar Negro não abriu, assim como o aeroporto da cidade. A circulação de veículos era impossível.

Outros países da Europa também sofrem com a onda de frio, que, segundo o Instituto Meteorológico, é a mais forte desde 1988.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;