Setecidades Titulo
Ônibus percorre locais turísticos de Mauá a R$ 2 a partir de quinta-feira
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
22/09/2005 | 08:24
Compartilhar notícia


Conhecer alguns pontos turísticos de Mauá pode ser um bom programa a partir de sexta-feira. Uma parceria entre a Prefeitura e as empresas de ônibus que operam na cidade possibilitou a criação da linha turística Caravana da Descoberta. Com o programa, os visitantes percorrem cinco pontos da cidade: igreja Matriz, capela da JOC (Juventude Operária Católica) na Santa Casa, Parque Ecológico do Guapituba, Museu Barão de Mauá e Parque da Gruta Santa Luzia.

A primeira parada do percurso é a igreja Matriz Imaculada Conceição, localizada no bairro da Matriz. Lá, o visitante poderá conhecer um pouco do passado econômico da cidade por meio das pedras que revestem a igreja, já que Mauá teve importante participação na produção das pedreiras.

Em seguida, o visitante segue para a capela da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, que fica na Vila Assis. O local foi construído na década de 1940 e pintado pelo artista romeno Emeric Marcier.

A terceira parada é o Parque Ecológico do Guapituba, onde parte da Mata Atlântica é preservada. Lá são encontrados animais, como lagartos e cobras, além de diversos tipos de pássaros e plantas exóticas centenárias.

O Museu Barão de Mauá, na Vila Assis, é o quarto ponto turístico a ser visitado. O acervo permanente do museu possui cerca de 10 mil itens sobre história da cidade, desde 1700.

A última parada é no Parque da Gruta Santa Luzia, no Jardim Adelina. O local possui três nascentes do rio Tamanduateí, uma delas dentro de uma gruta. O parque abriga ainda o Viveiro Municipal, com mais de 100 mil mudas de plantas ornamentais, que abastecem os canteiros e jardins da cidade.

Um microônibus, com ar-condicionado e guia para orientar os passageiros, circulará todas as quartas e sextas-feiras, sábados e domingos em dois horários: às 9h e às 14h. A partida e a chegada será no Miniterminal Rodoviário, localizado na avenida Capitão João. Cada percurso levará cerca de três horas e meia e o visitante ficará, em média, 30 minutos em cada local. O preço da passagem é de R$ 2.

Confira o roteiro do passeio

Igreja Matriz
Construída em 1937, tornou-se Matriz em 1954. As paredes têm revestimento de diferentes pedras brasileiras e os vitrais representam a Eucaristia.

Capela da JOC (Juventude Operária Católica)
Foi erguida no meio da Santa Casa de Misericórdia de Mauá. O romeno Emeric Marcier pintou os famosos afrescos na década de 1940, cujos temas fazem referência a passagens bíblicas. 

Parque Ecológico do Guapituba
Com área de 580 mil m2, o parque abriga diversas espécies de pássaros e plantas exóticas típicas da Mata Atlântica. O espaço ainda tem lago e trilhas ecológicas. 

Museu Barão de Mauá
Construído em taipa de pilão no século XVIII por bandeirantes paulistas, é uma das poucas casas de fazenda no Estado de São Paulo construídas com essa técnica. 

Parque Ecológico Santa Luzia
Com 450 mil m2, o parque tem uma caverna onde nasce o rio Tamanduateí. No local,

há também o Recanto dos Pássaros, a Pedra do Amor e outras duas nascentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;