Memória Titulo Memória
1988

PT mantém hegemonia em Diadema A disputa voto a voto em Mauá Grecco retorna em Ribeirão Pires Cido Franco e a vitória em Rio Grande

Por Ademir Medici
27/05/2021 | 07:00
Compartilhar notícia


Amaury Fioravanti protagonizou com José Carlos Grecco das mais acirradas disputas eleitorais da história do Grande ABC, com uma diferença mínima de votos entre os dois no pleito de 15 de novembro de 1988.

ELEIÇÃO 35 – 2
Em Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, a eleição municipal de 1988 demonstrou o acerto milímetro da terceira e última pesquisa eleitoral Diário do Grande ABC, sintetizada no dia da eleição com as manchetes abaixo:

- José Augusto dispara em Diadema
- Grecco cai em Mauá
- Luiz Carlos lidera em Ribeirão
- Cido Franco avança em Rio Grande
581 – Gilson Menezes, o primeiro prefeito do PT no cenário nacional, encerrava o mandato referindo-se à nova vitória do seu partido: “Plantei para o PT colher”.
582 – O prefeito eleito diademense, José Augusto da Silva Ramos, com Antonio Geraldo Justino, o Tonhão, de vice, obteve 49.257 votos, bem à frente dos nove adversários: Lauro Michels (PTB), Claudio Rosa (PSB), Romeu da Costa Pereira (PMDB), Aloísio Coelho (PTR), Umberto Gadilha Santos (PL), Reginaldo Camarão (PSD), Edgar Magalhães (PPB), João Flausino Neto (PSP) e Antonio Airton Luís (PH).
Nota – Gilson e Zé Augusto não permaneceriam no Partido dos Trabalhadores, apesar das juras de amor à sigla na ocasião.
583 – Seis vereadores conseguiram a reeleição em Diadema: Milton Capel, Washington Luis Mendes, Edgard de Souza, Manoel Boni, Gabriel Gonçalves de Oliveira e Mario Sérgio Moreno. Entre os novatos, uma mulher, Cida Ferreira, viúva do ex-vereador Jorge Ferreira.
584 – Em Mauá, a disputa acirrada entre o prefeito eleito, Amaury Fioravanti (de volta à Prefeitura, com Hélio Fioravante Agnello, o Fiore, de vice) e que obteve 31.392 votos, seguido por José Carlos Grecco (PSDB), com 31.509. Oswaldo Dias (PT), Lázara Graf (PCN), Francisco Grigio (PCB) e Luis Teófilo Silva (PSD) foram os demais concorrentes ao Executivo.
585 – Reelegeram-se à Câmara de Mauá: Admir Jacomussi, Lourival Lolô Rodrigues Fargiani, Alexandre Ratti, Edgard Grecco Filho, Landualdo Gomes Teixeira (que na gestão passada substituiu a vereadora Léa Aparecida de Oliveira, morta em acidente automobilístico), Sérgio Luiz Walendy e Francisco Ortega.
586 – Em Ribeirão Pires, Luiz Carlos Grecco, do PTB (com Valberto Fusari de vice), obteve 9.684 e elegeu-se para o seu segundo mandato de prefeito. Outros candidatos: José Romaldini (PTR), Ricardo Nardelli (PMDB), Aarão Teixeira (PDT – ex-prefeito de Rio Grande da Serra) e Juraci E. Santana (PT).
587 – À Câmara Municipal de Ribeirão Pires, dois candidatos reeleitos: João Luiz de Santiago Filho e Luiz Vieira de Moraes. Entre os 13 eleitos, uma mulher, Marluce Verçosa do Nascimento Albuquerque.
588 – Em Rio Grande da Serra, Cido Franco (do PTB, com Geraldino Lotti, ex-prefeito, de vice), foi eleito com 4.780 votos. Demais concorrentes: José Teixeira (PMDB), Amilton dos Santos (PT), Arlindo Sant’Anna (PL), João F. de Souza (PH) e Carlos E. Macruz (PSC).
589 – À Câmara Municipal de Rio Grande da Serra foram reeleitos Paulo João dos Reis, Expedito Antonio de Oliveira, José Carlos de Arruda e Flavio Figueiredo Filho. Entre os 15 vereadores eleitos, a volta da ex-prefeita. Irinéia José Midolli.
590 – Na data da posse, 1º de janeiro de 1989, o Diário publicou o perfil dos sete prefeitos. Zé Augusto e o livro que lhe fez a cabeça: Capitães de Areia, de Jorge Amado; Amaury Fioravanti, os contos policiais de Agatha Christie; Luiz Carlos Grecco, Nosso Lar, de Chico Xavier; 50 anos em Cinco, de JK; Cido Franco, Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos.

Em 27 de maio de...

1911 – O prefeito Alfredo Flaquer pede a criação de uma agência de recebedoria da Prefeitura de São Bernardo no distrito de Santo André, para o recebimento dos impostos municipais.
1921 – A Sociedade do Tiro nº 16, da Capital, vinha realizando exercícios de tiro ao alvo no stand de Santo André.
1976 – O prefeito Walter Braido nomeia o padre Olavo Paes de Barros Filho para presidir a Comissão de Festejos do Aniversário de São Caetano.
1991 – O Diário inicia uma série de reportagens especiais para mostrar o desenvolvimento tecnológico das empresas. Na abertura, a Mangels, de São Bernardo.
Reportagem: Eliel Cardoso (texto) e J. B. Ferreira (fotos).
- Norberto Nicoletti assumia a presidência do Meninos FC, na sucessão de Afonso Teobaldo Domingues.


Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 27 de maio:
- Em Roraima, Caracaraí
- No Paraná, Corumbataí do Sul
- No Rio Grande do Sul, Guarani das Missões
- Em Pernambuco, Tabira
- Em Santa Catarina, Tubarão


Diário há meio século

Quinta-feira, 27 de maio de 1971 – ano 13, edição 1546

Basquete – Pelo VI Campeonato Mundial Feminino, o Brasil vence Cuba por 62 a 59, no Ibirapuera, e garante o terceiro lugar. Hoje (27 de maio de 1971) joga com a Checoslováquia, que venceu a França na preliminar por 75 a 58. A franca favorita é a URSS.
A base brasileira é formada por jogadoras de Santo André e São Caetano: Heleninha, Nilza, Maria Helena, Norminha, Marlene, Elzinha, Delcy, Nadir e Odila.
Técnico: Valdir Pagan.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;