Nacional Titulo
'Grito dos Excluídos' marca o Dia da Independência
Por Do Diário OnLine
07/09/2001 | 14:18
Compartilhar notícia


A Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Movimento Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e os servidores públicos federais promoveram nesta sexta-feira, Dia da Independência, o sétimo “Grito dos Excluídos”, com o tema “Por amor a esta pátria, Brasil” e realização de atos públicos, passeatas e manifestações em 20 capitais do país.

Em São Paulo, cerca de 90 mil pessoas, segundo organizadores, se reuniram em frente à Basílica Nacional de Aparecida, no Vale do Paraíba, em protesto contra a política econômica e social do governo. A crise de energia elétrica, o desemprego e as negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI), entre outros temas, foram alvos de duras críticas. Em seguida, os manifestantes participaram de uma missa.

Os organizadores do protesto realizaram um plebiscito simbólico sobre o pagamento da dívida externa. Dos 6 milhões de participantes, 94% votaram pelo calote da dívida externa, que hoje é de aproximadamente US$ 250 bilhões. O resultado do plebiscito será entregue ao presidente da Câmara, Aécio Neves.

Um grupo de crianças plantou algumas sementes simbolizando as principais reivindicações do ato ecumênico, entre elas a reforma agrária sem transgênicos, melhoria no ensino público e fim da política neoliberal.

Na capital paulista, centenas de pessoas seguiram em passeata até o Monumento do Ipiranga, na região central, com faixas e cartazes pedindo o fim da corrupção.

Em Campinas, a cerca de 90 quilômetros da capital paulista, cerca de 30 mil pessoas participaram de uma passeata na avenida Francisco Glicério, a principal da cidade.

Em Brasília, mais 2 mil pessoas participaram de uma passeata na Esplanada dos Ministérios. Em ato simbólico, sem-terra, militantes de partidos da oposição, integrantes da CUT e da CNBB lavaram um espaço em frente ao Palácio do Planalto.

Os sem-terra reivindicaram o assentamento de 85 mil famílias e fim da dívida dos assentados. Integrantes da CUT e da CNBB pediram a exclusão das dívidas sociais e fim do acordo com o FMI.

No centro de Belo Horizonte, Minas Gerais, centenas de servidores públicos da saúde em greve participaram de um protesto por reajuste salarial e gritaram palavras de ordem contra o governo.

Em Florianópolis, Santa Catarina, houve confronto entre a polícia e manifestantes. Um grupo de sem-terra tentou interferir no desfile militar e a Polícia Militar interveio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;