Esportes Titulo
Fifa diz que os chineses inventaram o futebol
Por Do Diário OnLine
Com Agências
05/02/2004 | 13:27
Compartilhar notícia


A Fifa reconheceu que os chineses, e não os ingleses, inventaram o futebol. Segundo o secretário-geral da entidade, Jerome Champagne, os historiadores do futebol concluíram que uma forma rudimentar do esporte surgiu na China. Os ingleses apenas criaram as regras que se tornaram a base do futebol moderno.

Os pesquisadores descobriram que os chineses já praticavam um jogo semelhante ao futebol 2.500 anos antes de Cristo. O ‘jiuju’ era disputado por dois grupos de soldados. Eles tinham de impedir que uma bola de couro caísse ao chão e também precisavam fazer com que ela passasse entre duas balizas.

A ‘descoberta’ deve ser oficializada ainda este ano, de acordo com a imprensa chinesa. A Fifa também pretende aproveitar a história para aumentar a participação do futebol na China, país mais populoso do mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;