Memória Titulo História
Pérolas musicais redescobertas e compartilhadas
Por Ademir Medici
08/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Boas novas vêm do Morumbi. O jornalista-historiador Milton Parron resolve rever sua obra e redescobre verdadeiras preciosidades. Foi num fim de semana chuvoso. Sem muita opção, entregou-se à tarefa de garimpar o seu arquivo pessoal, verdadeiro resumo de uma carreira de 55 anos no rádio.

A última vez que pensara nesta ‘garimpagem’ não foi legal. Pretendia informatizar seu acervo. Buscou ajuda da Lei Rouanet. Ajuda negada, sem ao menos se darem ao trabalho de ouvir os seus argumentos. “Parece que essa lei é só para aquele eterno grupinho fechado de teatro e cinema”, desabafa Parron.

A ideia da informatização foi deixada de lado. Até este fim de semana chuvoso. Parron descobriu entrevistas que fez por esse mundo afora, a maioria pela Jovem Pan. E o empurrão maior foi dado pela filha, envolvida com vestibulares para o Direito.

“Pai, é incompreensível deixar esse material deteriorando. Você precisa mostrar no seu programa Memória.”

Filha é filha. Decidido, Parron resolveu, aos poucos, apresentar esparsamente algumas entrevistas desse acervo único. Só no campo musical, Milton Parron tem gravações com Libertad Lamarque, Gina Lollobrígida, Astor Piazzolla, maestro Oswaldo Pugliesi, Cantinflas, Sérgio Endrigo, Plácido Domingo, Gigliola Cinquetti, Manolo Otero, Julio Iglesias, Sophia Loren, Vittório De Sica, Amália Rodrigues, Cláudia Cardinale, Sarita Montiel, Pedro Vargas, Miguel Aceves Mejias, Trini Lopez... e a lista vai longe.

Entre os entrevistados, os três cantores dos discos aqui reproduzidos. Vejam os nomes junto aos retratos. E confiram tudo na seção Nas Ondas do Rádio. Os três poderão ser ouvidos, em suas músicas e relatos, no programa Memória da Band neste fim de semana.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 8 de outubro de 1986 – ano 29, edição 6258

Manchete – Governo altera a estrutura de abastecimento

Mauá – Servidores voltam ao trabalho; reajuste alcançado de 30% depois de oito dias de greve.

Em 8 de outubro de...

1916 – Escoteiros ciclistas paulistanos fazem excursão a São Bernardo, partindo do Largo de São Francisco, na Capital.

A guerra. Do noticiário do Estadão: chegada de um submarino alemão, armado, aos Estados Unidos.

1981 – Fundado o Lar Escola Pequeno Leão, em São Bernardo.

Hoje

Dia do Químico do ABC. Pois foi nesta data, em 1938, que foi fundado o Sindicato dos Químicos de Santo André, com abrangência sobre toda a região, o Grande ABC dos dias atuais.

Dia do Nascituro

Dia pelo Direito à Vida

Dia do Nordestino

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo – Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

Aos domingos, Momento Jovem Guarda, das 10h às 11h.

Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. Presença do Dr. Alexandre Silva Henrique e Erivaldo Andrade dos Santos, da Instituição Assistencial Nosso Lar, de São Bernardo. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Três entrevistas internacionais feitas por Milton Parron ao longo de sua carreira:

1 – Cláudio Villa (Itália, 1926-1987). Entrevista realizada na Itália em 1971. Claudio Villa equivale ao Francisco Alves aqui do Brasil. Lançador de sucessos mundiais que todo mundo certamente já ouviu com ele, ou com outros que regravaram posteriormente.

2 – Susana Rinaldi (Argentina, 1935), Entrevistada em 1978. É chamada de a ‘Edith Piaf da Argentina’, cantora de tango e outros gêneros.

3 – Enrique Cáceres (México, 1934-2011). A primeira voz mexicana que foi introduzida no Trio Los Panchos, cuja formação original era somente de porto-riquenhos. Entrevista realizada na cidade do México em 1986. Com Cáceres na primeira voz, o trio gravou a maioria dos sucessos das décadas de 1960 e 1970.

Parron arremata: “Muita música e muitas histórias divertidas e tristes serão reveladas por esses artistas os quais muito me orgulho de ter entrevistado um dia. Acho que o pessoal vai gostar”.

Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. Meio século no ar (1966-2016). E uma homenagem do ouvinte Miguel Barbosa Lopes, de São Bernardo, parte 2: “Criado e apresentado por Varela e Mimi Varela, é o melhor programa português. Ai minha Nossa Senhora da Agrela. A vida são dois dias. E hoje, já conta, ora pois. Varela é o amigalhaço, antes, agora e depois!”

Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h.

Santos do Dia

São João Paulo II (Polônia, 1920 – Vaticano, 2005). Papa. O eterno João de Deus.

Reparata

Lourença

Taís

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários neste dia 8 de outubro:

Em Goiás, Aurilândia, Campinorte, Edéia, Guapó, Heitoraí e Petrolina de Goiás.

No Paraná, Céu Azul e Tupãssi.

Na Paraíba, Conceição e São João do Rio do Peixe.

Em Minas Gerais, Dores do Indaiá

Em Tocantins, Itaporã do Tocantins e Pindorama do Tocantins.

No Ceará, Pacatuba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;