Internacional Titulo
Governo palestino condena o veto americano na ONU
Da AFP
12/11/2006 | 16:30
Compartilhar notícia


O governo palestino condenou neste domingo o veto americano no Conselho de Segurança da ONU a um projeto de resolução árabe que pretendia condenar o mortal bombardeio israelense de quarta-feira passada em Beit Hanun, na Faixa de Gaza, no qual morreram 18 pessoas.

"Esta decisão da administração americana concede claramente legitimidade absoluta à matança e ao assassinato cometidos pelas forças de ocupação contra o povo palestino", assinala em um comunicado Ghazi Hamad, porta-voz do governo dirigido pelo movimento islamita Hamas.

"Esta decisão representa a concessão de uma proteção ilimitada ao governo de ocupação para seus crimes contra civis inocentes na Palestina", acrescenta o texto.

Um grupo armado palestino advertiu que, em função do veto, tratará os Estados Unidos como um inimigo.

"Os Estados Unidos participam nestas agressões junto ao inimigo e os trataremos como um inimigo", afirmou Abu Mujahid, porta-voz dos Comitês de Resistência Popular.

O secretário-geral da Liga Árabe, Amr Mussa, também lamentou neste domingo o "incompreensível" veto americano e advertiu que esta decisão é vista pelos árabes como o fim do processo de paz.

"Lemos esta mensagem com um profundo pesar e uma grande cólera. Representa que o processo de paz terminou por completo", disse Mussa a jornalistas no Cairo.

"Israel utilizará este veto como pretexto para prosseguir com seus atos" contra os palestinos, afirmou Mussa.

Segundo a fonte, a oposição americana ao projeto de resolução está entre os temas da reunião de emergência dos chanceleres árabes, celebrada no Cairo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;