Internacional Titulo
Começa a reunião da AIEA sobre o polêmico programa nuclear do Irã
Por Da AFP
06/03/2006 | 08:50
Compartilhar notícia


O Conselho de Ministros da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) iniciou nesta segunda-feira em Viena uma reunião que pode resultar na adoção de medidas do Conselho de Segurança das Nações Unidas contra o Irã por suas atividades nucleares.

No entanto, o diretor da AIEA, Mohamed ElBaradei, informou aos 35 países membros do Executivo da agência que um acordo ainda é possível no decorrer da semana a respeito do programa de pesquisas iraniano sobre o enriquecimento de urânio.

"O ponto de fricção continua sendo a questão das centrifugadoras para a pesquisa e desenvolvimento. Espero que, em um prazo de uma semana, se possa chegar a um acordo", declarou.

ElBaradei destacou em um relatório divulgado na semana passada que o Irã retomou o enriquecimento de urânio em pequena escala em Natanz, apesar da resolução do Conselho de Ministros de 4 de fevereiro exigir uma suspensão total das atividades de enriquecimento. A AIEA informou o Conselho de Segurança da ONU sobre o caso iraniano.

O diretor da AIEA destacou que o dossiê iraniano será abordado em Viena na tarde de terça-feira ou manhã de quarta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;