Cena Política Titulo
Indefenição gera problema a Atila
Por Beto Silva
23/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O deputado estadual Atila Jacomussi (PCdoB) lidera as pesquisas eleitorais na corrida pela Prefeitura de Mauá. O parlamentar tem boa estrutura política, tem dito aos quatro cantos que todo e qualquer projeto realizado na cidade passou por suas mãos – ainda que em 90% dos casos ele não teria atribuição para executar – e o trabalho na Assembleia tem sido apenas regular. Mas as conversas para efetivar a candidatura a prefeito se afunilam e o comunista tem se complicado. Atila está no PCdoB e sofre pressão do partido para permanecer. O presidente estadual da legenda, deputado federal Orlando Silva, entrou no circuito para mantê-lo. É tratado como único cabeça de chapa da agremiação no Estado com real chance de vitória em outubro. Por outro lado, a manutenção nos quadros comunistas fecha algumas portas para parcerias, pois trata-se de legenda vinculada à esquerda radical e com laços umbilicais junto ao PT. Por isso, Atila conversa com lideranças do PSB. Seria uma alternativa para atrair adesões, que hoje se afastam. Mas o sonho do deputado seria mesmo o PSDB. Disputar o Paço mauaense com apoio do governador Geraldo Alckmin (PSDB) seria o cenário ideal. Mas a candidatura de Clóvis Volpi pela trincheira tucana está colocada. Nada que não possa ser revisto. Atila tem, portanto, de sair do muro e definir o que vai fazer. A indecisão tem incomodado alguns socialistas, que deixam claro não confiar muito no parlamentar.

Mais um?
Depois de conquistar apoio do ex-prefeito Mauricio Soares (de saída do PT) para sua candidatura ao Paço de São Bernardo, Orlando Morando está de olho em outro integrante do governo Luiz Marinho (PT). O grupo do tucano tem procurado o ex-vereador Laurentino Hilário, que está no PDT e está alocado em cargo comissionado na gestão petista.

Sincero
Ontem, na apresentação da campanha de troca de garrafas PET por ingressos dos jogos do Tigre, o presidente do São Bernardo e deputado estadual, Luiz Fernando Teixeira (PT), fez análise sobre projeto de reciclagem de lixo da Prefeitura. E foi sincero. “É a cidade no Brasil que mais promove coleta seletiva. O nosso percentual bate São Paulo ou qualquer cidade do País. Temos vários bairros da cidade que vamos na porta da casa do cara pegar o que ele tem. É uma coisa que a Prefeitura divulga muito mal e que é muito importante na nossa cidade.” A crítica à comunicação da administração com a sociedade ocorreu quando Luiz Fernando estava ao lado de Tarcisio Secoli, secretário de Serviços Municipais e candidato do PT ao Paço. Eles rivalizaram internamente para ver quem seria o indicado à sucessão de Luiz Marinho (PT).

Festa peemedebista
Único vereador do PT em São Caetano, Pio Mielo vai deixar a legenda para ingressar no PMDB. Ele apresentará pedido de desfiliação ainda nesta semana. A assinatura da ficha do novo partido deve ocorrer dia 10 de maio. Grande festa está sendo preparada para o dia 18, na cidade, com presença de lideranças peemedebistas regionais, estaduais e nacionais. Mas a data será fechada a partir da agenda dos convidados. Além de sua filiação, Pio visa apresentar 500 apoiadores para integrar os quadros do PMDB. “Estamos formando um time forte, para garantir a reeleição do prefeito Paulo Pinheiro e eleger ao menos cinco vereadores, para formar a maior bancada da Câmara. Será um grande ato em quantidade de amigos e em qualidade de formadores de opinião”, discorre o parlamentar.

Filiação ao PRB
O ex-vereador Airton Lauriano, de São Caetano, deixa o PTB para filiar-se ao PRB. Encontro está sendo organizado no dia 7 de março para efetivar o ingresso no partido de Celso Russomanno, que deve estar presente, assim como o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB), que, apesar de ser do PTB, continuará a parceria com Lauriano, que visa retornar ao Legislativo.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;