Economia Titulo
Direção da Lawes abandona empresa
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
17/02/2010 | 07:01
Compartilhar notícia
Fernando Nonato/DGABC


Os funcionários da Lawes, de São Bernardo, que estão com salários atrasados desde dezembro, foram abandonados pela direção da companhia.

Há informações de que a fabricante de máquinas para o setor farmacêutico, que enfrentou greve no ano passado, vinha deixando de honrar compromissos desde 2006. Segundo cálculos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, as dívidas chegam a R$ 20 milhões e incluem o não recolhimento de encargos sociais (como Imposto de Renda, Fundo de Garantia e contribuição ao Instituto Nacional de Seguro Social), salários e benefícios atrasados.

A situação vem se complicando. Desde o último mês de 2009, os trabalhadores não recebem e os sócios e diretores não aparecem na empresa. Procurados pelo Diário, os representantes da companhia não foram localizados para comentar a situação até o fechamento desta edição.

Os 22 funcionários que restaram - chegaram a ser mais de 100 até 2003 - buscam dar continuidade ao processo produtivo, mesmo sem salários, mas o acúmulo de dívidas torna difícil a manutenção da atividade.

Eles têm contado com a solidariedade e doações de empregados de outras companhias da região para sobreviver. Falta dinheiro até para pagar a conta de luz da empresa, cita o diretor do sindicato Antonio Guarrido Filho.

Ele acrescenta que o mercado na área de produção de máquinas para laboratórios não é tão grande no País, o que colabora para que outros pedidos continuem a entrar. Com isso, mesmo com o nome sujo da companhia, devido às dívidas fiscais, previdenciárias e outras, há procura pelos serviços da empresa, e os funcionários rateiam parte dos recursos que entram.

O sindicato prepara processo de rescisão indireta. Também há a perspectiva de os trabalhadores entrarem com pedido de falência. Uma das metas, caso não haja reversão do quadro, é criar cooperativa de ex-funcionários da Lawes para fazer a fabricação dos produtos em regime de autogestão - o que também dependeria de decisão favorável da Justiça.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;