Política Titulo
Alex Manente vai à Justiça para ter acesso à pesquisa do Diário
do Díário do Grande ABC
29/08/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


O PPS de São Bernardo, partido do candidato a prefeito Alex Manente, entrou com ação na Justiça Eleitoral para acessar o sistema interno de controle, verificação e fiscalização da primeira rodada da pesquisa do Diário, divulgada em 22 de julho e registrada no TSE sob o número SP-00126/2012.

A autorização foi concedida pelo juiz da 174ª Zona Eleitoral, com base no artigo 34, parágrafo 1º da lei 9.504/97, e artigo 14 da resolução do TSE número 23.364.

A legenda do prefeiturável irá verificar identificação dos entrevistadores e, por meio de escolha livre e aleatória de planilhas individuais, mapas ou equivalentes, confrontar e conferir os dados publicados, preservada a identidade dos que responderam aos questionários, como também o acesso ao relatório da pesquisa e ao modelo do questionário aplicado.

No levantamento feito pelo Diário, foram entrevistadas 1.070 pessoas no dia 18 de julho. Na estimulada, o prefeito Luiz Marinho (PT), candidato à reeleição, atingiu 46,5% das intenções de voto. Alex obteve 28,9%.

Na segunda rodada da sondagem, divulgada domingo, o petista cresceu 6,9 pontos percentuais e chegou a 53,4%. O popular socialista caiu 6,2 pontos e está com 22,7%. Levando-se em conta os votos válidos, Marinho venceria no primeiro turno, com 68,6%.

O presidente do PPS de São Bernardo, André Sicco, não quis comentar o assunto. Alex Manente não foi encontrado.

Nota da Presidência - O Diário do Grande ABC orgulha-se de ter sua história de 54 anos ligada à imparcialidade e à transparência nas coberturas jornalísticas, tendo como única preocupação atender aos interesses do cidadão das sete cidades. Prova disso tem sido o trabalho realizado para levar aos moradores da região todas as informações sobre aqueles que pretendem comandar as prefeituras a partir de janeiro. Caderno exclusivo, realização de debates e publicações de pesquisas eleitorais estão entre as contribuições desta empresa para o processo democrático do Grande ABC. O Diário atenderá à decisão judicial e disponibilizará todos os dados ao PPS de São Bernardo. E deixa claro que, em nome de sua transparência, faria isso a qualquer um dos candidatos a prefeito que solicitasse o conteúdo completo da pesquisa, independentemente de recorrer ao Judiciário. Fica, desde já, disponível às coligações o material na íntegra das duas rodadas das pesquisas eleitorais e das demais que ainda irá realizar. O Diário sabe a importância de seu papel de protagonista no Grande ABC e continuará prestando serviço e dando voz àquele que reconhece nas páginas do jornal o seu defensor: o eleitor.

Ronan Maria Pinto é diretor-presidente do Diário do Grande ABC e do DGABC Pesquisas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;