Memória Titulo Memória
São Caetano, o patriarca, o historiador...

Hoje é o auge da Semana da Autonomia de São Caetano...

Ademir Medici
24/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Hoje é o auge da Semana da Autonomia de São Caetano, cujas festividades foram iniciadas domingo passado e prosseguirão até este fim de semana. Sempre lembrando: foi no dia 24 de outubro de 1948 que a cidade foi às urnas para dizer: sim, queremos nos separar de Santo André. E deu a chapa branca contra a chapa preta, a primeira dos que defendiam a emancipação, a segunda dos que eram contrários.

O Diário realizou, em 1977, uma mesa-redonda com líderes autonomistas. Todos partiram. Jornalista Mário Porfírio Rodrigues estava em plena atividade profissional, executivo que sempre foi. Talvez por isso não tenha participado. Mas entre os que vieram à redação para o bate-papo estava o engenheiro Ângelo Raphael Pellegrino, já idoso e com uma cabeça fantástica. Seu nome foi consenso, na virada de 1948 para 1949, para a escolha do primeiro prefeito do agora São Caetano “do Sul”. Com ele não houve divisões. Nascia o Patriarca da Autonomia.

Aprendemos, com os autonomistas reunidos em 1977, que o plebiscito foi um dos primeiros do gênero no Brasil, nascido por indicação dos comunistas que participaram da Constituinte pós-Estado Novo. Sempre que se falar em plebiscito, lembraremos da emenda dos companheiros de Prestes.

A lista dos autonomistas é imensa. Hoje poucos sobrevivem. A cada ano, uma partida. E o esforço pessoal de Mário Porfírio Rodrigues para que a jornada daquela segunda metade dos anos 1940 em São Caetano não seja esquecida.

Grande Mário, um menino, a mesma vibração dos tempos do Jornal de São Caetano, porta-voz do movimento de 1948. E que bom saber que jornalistas apoiaram, defenderam e se posicionaram à frente daquela luta gloriosa.

Ribeirão Pires

A largada regional para a realização do 13º Congresso de História do Grande ABC, Ribeirão Pires 2015, será dada hoje, às 14h, no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, espaço escolhido por ser o mais central entre as sete cidades. Todos estão convidados. Vamos lotar o Consórcio e defender a realização de um certame que contemple os esforços em defesa da história e memória.

Como ilustração, este documento de Euclides Menato. Natural de Ribeirão Pires, Menato trabalhou na Prefeitura de Santo André, mas Ribeirão era a sua casa. O célebre Álbum de São Bernardo, de João Netto Caldeira, lançado em 1937, teve a participação de Menato. Foi ele quem acompanhou o autor em Ribeirão Pires, para a coleta de dados e anúncios, e para as fotos clássicas que ilustram o livro.

Num momento mais próximo, Euclides Menato foi um dos braços direitos desta página Memória, seguindo conosco para o levantamento de informações de Ribeirão. Portanto, fica a nossa primeira sugestão para o 13º Congresso: que se recupere a história de vida de Menato e a história que ele registrou.

A segunda sugestão é para que um logotipo do 13º Congresso seja prontamente idealizado – forma gráfica adequada para divulgar, mais e mais, o próximo encontro regional de história. Afinal, 2015 tá batendo às portas.

Encontro regional preparatório ao 13º Congresso de História do Grande ABC

Local: Consórcio Intermunicipal

Horário: a partir das 14h

Endereço: Avenida Ramiro Colleoni, 5 – Centro – Santo André. Telefone: 4435-3555

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 24 de outubro de 1984 – ano 27, nº 5655

Manchete – Leitão de Abreu, ministro-chefe do Gabinete Civil, admite voto encoberto no Colégio Eleitoral.

Grande ABC – Câmaras mobilizam-se para reaver e extinguir o FNT (Fundo Nacional de Telecomunicação).

Santo André – Hardy Monteiro de Carvalho convidado para assumir Secretaria de Administração no lugar de João Lungov.

Em 24 de outubro de...

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: boato de uma grande derrota alemã; morte do presidente da aviação francesa.

- Os habitantes da Estação do Rio Grande – futuro município de Rio Grande da Serra – vão dirigir uma representação à Câmara de São Bernardo pedindo vários melhoramentos.

1919 – Governo do Estado de São Paulo lança operação contra operários em greve. A ação vai da Capital aos municípios industriais, incluindo São Bernardo e seus distritos, Santo André e São Caetano.

1954 – Chega a Santo André o seu primeiro bispo, dom Jorge Marcos de Oliveira. Todas as paróquias se concentram, realizam procissão e participam da primeira benção episcopal.

- São Bernardo celebra pela primeira vez a Semana da Asa, com programa de aeromodelismo em Nova Petrópolis. Tiago Senson vence o concurso com um modelo chamado Torpedo, Walfrido Miele de Lima fica em segundo e Reinaldo Marques em terceiro.

- Realizado na Praça Lauro Gomes, em São Bernardo, um torneio de rodar pião, só para maiores de 18 anos.

1974 – Diário lança uma nova coluna: Negativo. Ideia era centralizar no espaço os pequenos/grandes problemas anotados nas sete cidades. Deu certo. A coluna ganharia um personagem, Ramalhino, que seria chamado de prefeito do Grande ABC.

Hoje

- Dia Mundial do Desenvolvimento

- Dia das Nações Unidas

- Início da Semana do Desarmamento

Santos do dia

- Santo Antônio Maria Claret (Sallent, Barcelona, 1807 – mosteiro de Fontfroide, França, 1870). Fundou as congregações: Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, Padres Claretianos e Irmãs de Ensino Maria Imaculada, Irmãs Claretianas. Pio XI o chamou de precursor da Ação Católica do mundo moderno.

- Evergílio

- Margiório

Municípios Paulistas

Aniversariam hoje: Itapira e Timburi

Capitais Brasileiras

Goiânia (GO) e Manaus (AM)


 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;