Política Titulo Eleições presidenciais
Lula afirma que vitória da oposição será retrocesso
Por
20/01/2010 | 07:51
Compartilhar notícia


Após a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, disparar contra a oposição, o presidente Lula aproveitou para provocar ontem os adversários, afirmando ter certeza de que fará o seu sucessor. Durante a inauguração da Escola Técnica do Instituto Federal Norte de Minas, em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, Lula vinculou eventual vitória da oposição na eleição de outubro a retrocesso e disse que "ninguém precisa acreditar em fantasias e em promessa de última hora".

Depois de falar em "revolução na educação" brasileira durante sua gestão, o presidente disse esperar que seu sucessor invista ainda mais na construção de escolas profissionalizantes. "Deus queira que quem vier depois de mim, eu fiz 214, faça 300, 400, que invista muito mais", declarou, para em seguida cutucar os opositores. "Sabem que não posso discutir eleição. A única coisa que tenho certeza é que vamos fazer a sucessão presidencial. Que me desculpem os adversários, mas vamos ganhar para essas coisas poderem ter continuidade."

Para plateia em sua maioria de petistas, Lula argumentou que "se parar tudo que está acontecendo no Brasil", o País retrocederá. "Ninguém precisa acreditar em fantasias e em promessa de última hora. Quem sabe faz, quem não faz, promete".

Antes, Dilma, a virtual presidenciável petista, já havia reiterado os ataques contra o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), acusando-o de planejar o fim do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Em discurso no qual engasgou quatro vezes, Dilma repetiu a acusação de que os tucanos pretendiam, em 2006, acabar com o Bolsa Família.

Em nota oficial, o PSDB respondeu à acusação, dizendo que a ministra usa de "artimanhas do PT" para driblar sua "reconhecida falta de experiência política". A direção tucana afirmou ainda que o PAC "não pode ser levado a sério" e tem sido usado como instrumento de campanha do grupo governista.

Antes, em evento na Capital, o governador José Serra (PSDB-SP) prometeu não usar a máquina pública para promover sua gestão ou seu partido. Provável candidato à Presidência nas eleições deste ano, Serra disse que, sempre que possível, continuará a "esconder" o logotipo do governo do Estado em materiais de divulgação de ações administrativas. "Tucano é nota 100 em esconder a autoria das coisas. Nem todo mundo na política do Brasil é nota 100 nessa matéria, pelo contrário."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;