Sua Saúde Titulo
Pólipo Endometrial Uterino

O pólipo endometrial é uma tumoração pediculada ou com base plana (sésseis) do revestimento interno do útero

Leo Kahn
28/01/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


O pólipo endometrial é uma tumoração pediculada ou com base plana (sésseis) do revestimento interno do útero. Os pediculados são mais comuns que os sésseis e o tamanho de ambos varia de alguns milímetros a vários centímetros. Os pólipos pediculados podem se projetar através do cérvix até a vagina e pequenos vasos sanguíneos podem estar presentes nos pólipos maiores.
Ocorre em aproximadamente 10% da população feminina, principalmente a partir dos 0 anos. É difícil estabelecer com precisão a frequência por serem assintomáticos na maioria das vezes. Quando sintomáticos cursam geralmente com sangramento uterino anormal, nestes casos foram encontrados pólipos em 38%.
A associação de pólipos endometriais com o câncer do endométrio ainda é controversa, enquanto alguns relataram ocorrência de carcinoma em apenas 0,5% dos casos, outros observaram em estudo prospectivo o desenvolvimento de carcinoma em 3,5% das portadoras de pólipos.
A ultrassonografia transvaginal permite a suspeita diagnóstica na maioria dos casos, e a histeroscopia confirma o diagnóstico e possibilita o tratamento cirúrgico preciso e correto.
Sob a visão histeroscópica, podemos classificá-los nos seguintes tipos:
Glandulares: São semelhantes ao endométrio circundante, sendo, portanto, difíceis de identificar, e quando possuem base ampla são confundidos com miomas submucosos revestidos de endométrio. Geralmente são lisos e brilhantes.
Císticos: Apresentam cistos de retenção na superfície com conteúdo mucoso por transiluminação.
Adenofibromatosos: São semelhantes aos pólipos glandulares, podem ser abundantes e muito vascularizados.
Fibrosos: Comuns em mulheres em idade avançada, têm superfície regressiva de pólipos adenomatosos.
Telangiectásicos: Possuem superfície lisa e brilhante com abundante vascularização longitudinal e sangram com facilidade.

SINAIS E SINTOMAS:
Geralmente não há sintomas, quando ocorrem incluem sangramento menstrual irregular, sangramento entre períodos menstruais, sangramento menstrual excessivo e sangramento vaginal depois da menopausa. O sangramento a partir dos vasos sanguíneos dos pólipos endometriais contribui para elevada perda sanguínea durante a menstruação. Se o pólipo endometrial projetar-se através do cérvix até a vagina, pode ocorrer dor durante a menstruação.

SAIBA MAIS:
Não é conhecida nenhuma causa definitiva para os pólipos endometriais ou uterinos, mas eles parecem ser afetados pelos níveis hormonais e crescem em resposta ao estrogênio circulante.
Pólipos endometriais são encontrados em cerca de um terço das histeroscopias diagnósticas.
Acometem as mulheres durante o menacme e na pós-menopausa, sendo raros antes da menarca.
Se os pólipos desenvolverem-se perto dos tubos de falópio, podem ocasionar dificuldade para engravidar.
A recorrência desses pólipos é frequente.
Fatores de risco incluem obesidade, hipertensão e histórico de pólipos cervicais.
Terapia de reposição hormonal também eleva o risco de pólipos uterinos.
É uma das causas do excesso de menstruação, do sangramento uterino e das cólicas fora do período menstrual.
A frequência do diagnóstico dos pólipos aumentou significativamente, assim como o interesse do ginecologista em conhecer melhor esse problema e suas formas de tratamento.
Quando é feita a curetagem alguns pólipos podem não ser achados.
A remoção dos pólipos pode ser feita histeroscopicamente por meios mecânicos, laser ou eletrocirurgia. Geralmente não é necessária laparoscopia concomitante, exceto quando requer grande manipulação.
Há carência de dados sobre os riscos de complicações, especificamente na polipectomia.
Alguns médicos questionam a eficácia da retirada das lesões intracavitárias na cura do sangramento uterino anormal, sugerindo que em muitos casos, a causa do sangramento pode ser outra.
Procure o seu médico ginecologista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;