Memória Titulo
E a Acisbec elege uma nova diretoria
Por Ademir Medici
28/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 A Acisbec nasce do movimento autonomista de São Bernardo. Influi no processo. E escreve uma linda história a partir de 27 de setembro de 1944

Há 45 anos a Associação Comercial e Industrial de São Bernardo elegia e empossava a sua nova diretoria. O advogado Otto João Gustavo Bethke foi reeleito presidente pela chapa única apresentada – Chapa ‘Realidade’, certamente inspirada na grande revista noticiosa da época.

Três metas eram apresentadas pela nova chapa: 1ª – ênfase à Bolsa de Colocações, que vinha apresentando bons resultados; 2ª – instalação do Entreposto Aduaneiro, que prestou excelentes trabalhos como autarquia municipal; 3ª – angariar novos sócios para a Acisbec, que ainda não usava esta sigla.

O Diário, por algum motivo, não pôde cobrir a posse, que foi seguida de almoço oferecido pela Saab-Scania em seu restaurante. Dias depois, a reportagem conseguiu reunir seis dos sete diretores para a foto que Memória publica hoje. A foto não foi publicada junto com a notícia, em 1972, portanto permanece inédita. Para a sua identificação contamos com a colaboração do advogado e jornalista Nevino Antonio Rocco e dos irmãos Clovis e Roberto Pelosini.

 

DIRETORIA

Dr. Otto; Marcel Preotesto, primeiro vice-presidente; Waldemar Vaz Santiago, segundo vice-presidente; Magnus Monteiro Terra, primeiro secretário; Orlando Aceto, segundo secretário; Sebastião Miguel dos Santos, primeiro tesoureiro; Rogério Marsegressi, segundo tesoureiro.

 

CONSELHO FISCAL

Hélio Marson, Júlio Adri e Antonio de Pádua Aguiar Barros; suplentes: Henrique Lima, Romildo Fanani e Laércio Nogueira.

 

Nas Ondas do Rádio

Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. Associação Lutar pelo Futuro, de Diadema, estará no programa, representada por Vera Lucia Alves da Rocha (presidente) e Sergio Augusto Barbosa da Silva (diretor). Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Estreia uma série de cinco programas somente sobre Carnaval. O último irá ao ar nos dias 25 e 26 de fevereiro, como explica o jornalista Milton Parron, responsável pelo Cedom (Centro de Documentação e Memória) da Band:

O primeiro programa falará das origens do Carnaval com muitos depoimentos de figuras marcantes dessa grande festa popular do Brasil. Participarão:

Ernesto Joaquim Maria dos Santos (Donga), autor do primeiro samba (Pelo Telefone);

Ismael Silva, criador da expressão “escola de samba” para identificar os grupos de foliões que desfilavam pelas ruas do Rio de Janeiro, com instrumentos de percussão, para comemorar o carnaval;

Adoniran Barbosa, único compositor paulista que venceu concurso de Carnaval no Rio de Janeiro;

Joel de Almeida e Emilinha Borba, dois dos mais importantes intérpretes de marchinhas carnavalescas de todos os tempos.

Também serão apresentados flagrantes de desfiles de escolas de samba na década de 1960 de corsos carnavalescos nos anos 1920, 1930 e, claro, marchinhas e sambas de enorme sucesso especialmente nas décadas de 1950 e 1960.

Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. Mais de meio século no ar (1966-2017). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória.

Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h.

 

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 28 de janeiro de 1987 – ano 20, edição 6352

Manchete – São Caetano declara calamidade pública

Estado conta 69 mortos e 9.100 desabrigados pelas chuvas e enchentes da véspera.

No Grande ABC, a situação é mais crítica em Mauá.

Autoridades se declaram impotentes.

Meteorologia prevê novas chuvas.

São Bernardo – Falece Antonio Carlos Monteiro Nogueira, um dos veteranos da Prefeitura, antigo chefe do departamento de pessoal.

Automobilismo – Turbo ganha cada vez mais adeptos.

Comportamento – Discretamente, região é invadida pelas sex-shops. Reportagem: Francisco Fukushima.

 

Em 28 de janeiro de...
1877 – Anuncia-se a formação de um núcleo colonial do antigo Tijucuçu, hoje Município de São Caetano ‘do Sul’.

1887 – Lançada a pedra fundamental da Torre Eiffel, em Paris, inaugurada dois anos depois.

1917 – José Nogueira, dono de tipografia na Estação São Bernardo, hoje Centro de Santo André, é atropelado em São Paulo. Medicado pela assistência pública, guarda repouso em casa.

1977 – Balanço do Setor de Parques e Jardins de São Bernardo informa que foram plantadas na cidade, nos últimos quatro anos, 40 mil árvores, 10 mil por iniciativa de particulares.

1997 –A Câmara dos Deputados aprova a emenda da reeleição

 

Hoje
Dia do Comércio Exterior

Dia do Portuário – lembra a abertura dos portos em 1808 por ocasião da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil.

Dia Nacional de Combate ao Trabalho escravo

Dia do Auditor Fiscal do Trabalho

 

Santos do Dia
Tomás de Aquino (1225-1274). Doutor da Igreja. Da sua obra, mais de 100 títulos. Frase a ele atribuída: “A ninguém te mostres muito íntimo, pois familiaridade excessiva gera desprezo”.

 

Leônidas

Gonçalo do Amarante

 

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários em 28 de janeiro:

No Paraná, Apucarana e Pitanga.

No Pará, Castanhal.

No Rio Grande do Sul, Giruá e Santo Cristo.

Na Bahia, Iramaia.

Na Paraíba, Puxinanã.

No Mato Grosso, Rondolândia e Santo Antonio do Leste.

 

Fonte: IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;