Setecidades Titulo Invasores
Ocupação na Baronesa dobra

Número de famílias em área que faz parte de
parque localizado em divisa salta de 300 para 600

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
18/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Estado e as cidades de Santo André e São Bernardo ainda patinam em soluções para resolver ocupação irregular em área que deveria estar integrada ao Parque Estadual Chácara Baronesa, na divisa dos dois municípios. Enquanto isso, o número de famílias residentes só faz aumentar. Segundo dados da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, em 2014 cerca de 300 famílias estavam na área. Dois anos depois, esse número chegou a aproximadamente 600, conforme anunciou ontem o secretário da Pasta, Ricardo Salles, em visita às duas cidades para cumprimento de agenda da qual também constou vistoria do parque.

O espaço pertence ao governo do Estado e, de acordo com Salles, foi pedido à administração andreense anterior à cessão de terreno para construção de habitações para remoção dessas famílias, porém, não houve resposta. A retirada dos moradores segue sem previsão, salientou o atual prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB). “Vamos pedir uma agenda com o secretário estadual de Habitação, Rodrigo Garcia. O máximo que a Prefeitura pode fazer, e já solicitei para verificar, é a cessão de uma área, mas a construção e remoção devem ser feitas pelo governo do Estado.”<EM>

O chefe do Executivo de São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Orlando Morando (PSDB), frisou que o parque está “100% no território de Santo André”. E acrescentou que a divisa entre os municípios é feita pelo Córrego Taióca, mas que “ as virtudes e problemas são das duas cidades”. “Posso disponibilizar à CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) terreno para fazer um programa para receber aquelas famílias. Da mesma forma, o prefeito de Santo André. É a ajuda que podemos dar. No mais, a responsabilidade é do Estado, mas nem por isso a gente quer se isentar do problema”, disse. “O que não podemos é continuar, todos os órgãos, com esse sentimento de omissão e achar que aquela ocupação é uma coisa normal”, completou.

O secretário estadual de Meio Ambiente afirmou que há recurso de R$ 7 milhões depositado em juízo, para recuperação da área, após a desocupação. Enquanto a retirada das famílias não ocorre, Salles declarou que a Pasta, em parceria com as prefeituras, fará, a partir de fevereiro, melhorias de infraestrutura, “respeitando as limitações orçamentárias”. Diante das dificuldades financeiras das administrações, o secretário declarou que a ideia é chamar o setor automotivo, “que tem participação maciça na região”, a fazer parte desse trabalho. “É até mais fácil, agiliza para a sociedade a execução dessas obras, porque no setor público tudo é licitado, enquanto o privado tem muito mais agilidade para contratar e implementar mudanças”, disse. O problema é que as montadoras passam por forte crise, tendo que demitir cada vez mais funcionários para se adequarem ao mercado. colaborou Yara Ferraz

Família de baixa renda alega que invadir área é a única opção

A auxiliar de limpeza Ana Paula Souza Santos, 31 anos, foi uma das moradoras da Chácara Baronesa que chegaram ao local durante o período de dois anos. O alto preço do aluguel de imóveis fez com que a família de baixa renda construísse um barraco no local. “Muitas pessoas fazem isso aqui. Não vou te dizer que gosto de morar aqui, nestas condições, mas é onde a minha condição permite”, disse ela, que recebe um salário mínimo (R$ 937) por mês.

Ana Paula vive com a filha de 2 anos e com o marido desempregado, de forma que responde pela única renda da casa. “ Vivemos em uma situação muito difícil e, por enquanto, não temos nenhuma expectativa de sair.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;