Política Titulo Terceira queda seguida
Após reveses, PSB aguarda decisão de Aidan em janeiro

Comportamento do ex-prefeito de Sto.André depois de derrotas não agradou cúpula da sigla

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
01/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Depois de dois reveses eleitorais consecutivos pela legenda (2014 e 2016), o PSB aguarda decisão de permanência ou não do ex-prefeito de Santo André Aidan Ravin em janeiro. Após ficar fora do segundo turno do pleito de outubro, o socialista não manteve diálogo sobre a condução da sigla na disputa majoritária ao considerar que foi preterido no processo, quando o ex-vereador Paulo Serra (PSDB), na concorrência contra o PT, do prefeito Carlos Grana, rejeitou seu apoio político e buscou adesão na esfera estadual. O comportamento com a derrota do ex-prefeito, filiado ao partido desde 2013, irritou a cúpula da agremiação.

A postura adotada por Aidan criou situação de mal-estar entre as partes. O alto escalão do PSB confiava na ida do ex-prefeito à fase derradeira da eleição, tendo em vista o forte desgaste do PT no âmbito nacional. No entanto, foram 10,8 mil votos de diferença para Grana, segundo colocado no processo.

Em 2012, ainda no PTB, Aidan perdeu o projeto de reeleição ao Paço andreense para a candidatura petista, encabeçada por Grana, então deputado estadual, mas desconhecido na cidade. Deixou a sigla sem conversar com as principais lideranças e foi duramente criticado. Migrou para o PSB em 2013 com a proposta de ter caminho facilitado – quociente mais baixo – na disputa por cadeira de deputado federal, no ano seguinte. Não se elegeu (recebeu 50,4 mil sufrágios, na ocasião). Com a vitória de Paulo Serra, o PSB tende a compor o governo tucano, o que enfraqueceria ideia de formar projeto de oposição da sigla na cidade.

Reconduzido à presidência do PSB local, Donay Neto afirmou que seu sentimento é que Aidan fica no partido e será candidato a deputado em 2018, confirmando que a resposta do ex-prefeito deve sair em 30 dias. “Ele ficou de definir até o fim de janeiro. Nossa ideia é mantê-lo nos quadros, tem história criada (na legenda). O Márcio (França) pediu para fazermos esforço, insistirmos”, disse, ao acrescentar que há ordem da estadual para lançar dois postulantes a estadual e um a federal em cidades com mais de 200 mil habitantes.

Aidan não foi localizado para comentar o assunto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;