Economia Titulo
China anuncia oficialmente falência do Gitic
Do Diário do Grande ABC
11/01/1999 | 08:32
Compartilhar notícia


A China pronunciou oficialmente a falência do Guangdong International Trust and Investment Corp. (Gitic), uma de suas principais empresas investidoras, iniciativa que a curto prazo dificultará a aplicaçao das reformas econômicas, informaram os analistas esta segunda-feira.

Esta falência, a primeira de uma instituiçao financeira na China Comunista desde a fundaçao da China Popular, em 1949, foi anunciada durante uma reuniao com 200 credores locais e estrangeiros em Guangzhu (província de Guangdong, Sul), neste domingo, informaram funcionários do Gitic e da província.

A empresa investidora do governo da província de Guangdong faliu com dívidas de quase US$ 4,5 bilhoes. O Banco Popular da China (Banco Central) ordenou o fechamento do Gitic há três meses, depois que esta empresa nao conseguiu pagar sua dívida.

Os dirigentes do Gitic informaram durante a reuniao de ontem que os 25 mil credores individuais chineses serao reembolsados integralmente, mas sem os juros. Entretanto, nao deram nenhuma garantia sobre o pagamento aos credores estrangeiros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;