Economia Titulo
Venezuela pede ajuda do Brasil para superar crise
Por
03/01/2015 | 07:57
Compartilhar notícia


O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, usou ontem (2) a reunião bilateral de pouco mais de meia hora com a presidente Dilma Rousseff para pedir mais uma vez apoio econômico do Brasil. Com seu país em recessão e com o preço do barril de petróleo abaixo de US$ 50 - queda de 46% em menos de três meses -, Maduro disse que conta com Brasília para tirar a Venezuela da crise econômica.

"Já estamos articulando com o Brasil um processo conjunto de industrialização bilateral no plano alimentar, farmacêutico e em outros setores. Vamos dinamizar toda a agenda, sobretudo na cooperação industrial e tecnológica", afirmou Maduro, ao sair do encontro com a presidente. "Temos uma base muito bem construída de confiança política, nos conhecemos no governo e em distintos setores econômicos. Foi uma reunião muito auspiciosa."

A cooperação significa tratativas para que empresas brasileiras forneçam à Venezuela alimentos e medicamentos que estão em falta do país. Com dificuldades para obter dólares após a queda do preço do petróleo, a Venezuela não tem conseguido garantir o pagamento de suas importações e sofre com a falta de crédito.

O governo brasileiro se comprometeu a ajudar, mas Caracas ainda não pagou toda a sua dívida com empresas brasileiras, o que dificulta a negociação. Dilma, porém, prometeu fazer o possível para colaborar. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;