Setecidades Titulo Meio ambiente
São Caetano terá coleta seletiva em toda a cidade
Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
13/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Até agosto, toda a população de São Caetano contará com coleta seletiva de material reciclável de porta em porta. A iniciativa, que teve início em 2009, beneficia hoje seis bairros. A partir de segunda-feira, gradativamente, os outros nove serão atendidos.

Os primeiros a serem incluídos no serviço serão os bairros Barcelona, Prosperidade e Fundação. No dia 26, será a vez do Santa Maria, Boa Vista e Nova Gerty e em 10 de agosto a coleta chegará aos moradores do Centro, Oswaldo Cruz e Olímpico.

Nos outros seis bairros, desde outubro de 2009, aproximadamente 171 toneladas de materiais recicláveis foram recolhidas, média de cinco por mês. Latas, plásticos, vidro e papel são encaminhados à usina de triagem mantida pelo DAE (Departamento de Água Esgoto de São Caetano). Por lá, uma cooperativa de catadores faz a separação e destinação dos resíduos.

Assim como já acontece nos outros bairros, a Prefeitura fará distribuição gratuita de sacos plásticos amarelos para que moradores realizem a separação de lixo orgânico (úmido) e seco (reciclável). Não é preciso separar por tipo de material. Por isso, a administração conta com a colaboração dos munícipes.

"A adesão nos outros bairros é de até 90%. Estamos otimistas. A cidade ganha muito e diminuímos bastante o lixo depositado no aterro. Além disso, oferecemos comodidade da coleta na porta das casas. A Prefeitura está fazendo sua parte", explica a secretária de Comunicação, Luciana Patara. Integrantes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade não foram localizados para entrevistas.

A coleta de lixo regular realizada em toda a cidade continua sem alteração, com o recolhimento dos detritos diariamente, inclusive aos domingos.


Prédios terão de se organizar para coleta

Para os moradores dos prédios dos bairros inclusos no programa, a discussão sobre a forma de coleta seletiva será feita na próxima etapa do programa, prevista para ser concluída até o fim do ano pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Nas outras localidades onde já existe o serviço, é feita entrega de bags amarelas conforme solicitação dos condôminos. A organização interna, como a escolha da área onde depositarão o acumulado, ficará sob responsabilidade dos moradores. A Prefeitura entrará em contato com edifícios para explicar a novidade e a forma de contribuir. A secretária de Comunicação, Luciana Patara, acredita na ampla adesão desses moradores a partir da conscientização. "Uns 70 prédios já têm até contato com os catadores. Os moradores mesmo levam para o serviço terceirizado." Os munícipes interessados devem solicitar o envio das sacolas amarelas pelo telefone 156 ou 4232-5851. Atualmente cerca de 14 mil domicílios de São Caetano são atendidos pelo projeto.

REGIÃO
Em Santo André, a coleta na porta das casas começou a ser feita em 1997 e foi expandida para todos os bairros em 2000. São Bernardo planeja implantar o mesmo serviço em fevereiro. Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande contam com coleta porta a porta ou em pontos específicos das cidades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;