Internacional Titulo
Chechênia violou direitos humanos, diz Conselho
Por Do Diário do Grande ABC
13/03/2000 | 10:09
Compartilhar notícia


Na Chechênia, os dois lados cometeram ``graves violaçoes dos direitos humanos e crimes de guerra', declarou nesta segunda-feira à imprensa o chefe de uma delegaçao parlamentar do Conselho da Europa, Lord Judd, após uma visita à Chechênia.

``Testemunhas registraram assassinatos arbitrários e torturas por parte das forças russas, assim como atos inaceitáveis de violência por parte dos combatentes chechenos, a aplicaçao da Charia (lei islâmica) e a tomada de reféns', declarou Lord Judd.

É a primeira vez que a expressao ``crimes de guerra' está sendo empregada por delegados de uma organizaçao internacional, que representa os Estados da regiao.

A missao conduzida por Lord Judd deve redigir um relatório para a sessao da Assembléia parlamentar do Conselho da Europa em abril, que examinará uma eventual suspensao da Rússia como país-membro da organizaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;