Setecidades Titulo Polêmica
TJ define destinação de leitos do SUS

Justiça julga recurso do Estado, que defende venda de vagas para convênios

Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
15/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O Tribunal de Justiça de São Paulo decide hoje o futuro dos leitos de hospitais públicos administrados por OSSs (Organizações Sociais de Saúde). A Lei da Dupla Porta, como é conhecida, permite a venda de 25% dos leitos e outros serviços a planos privados de saúde e particulares.

A Lei 1.131, do então governador Alberto Goldman (PSDB), foi aprovada pela Assembleia Legislativa há dois anos e regulamentada pelo atual governador Geraldo Alckmin (PSDB) em julho do ano passado, quando a norma começou a valer.

No entanto, a mobilização de entidades da sociedade civil provocou a interferência do MP (Ministério Público) estadual, que junto com a Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos deu entrada com pedido de liminar contra a legislação.

O juiz Marcos de Lima Porta, da 5ª Vara da Fazenda Pública, acatou a representação do MP e concedeu a liminar. A Secretaria Estadual da Saúde recorreu da decisão, que foi confirmada pelo desembargador José Luiz Germano. Agora, será a vez de desembargadores julgarem o mérito da decisão.

Os secretários de Saúde da região são contrários à venda de leitos de hospitais públicos geridos por OSSs. A Fundação do ABC, por exemplo, é responsável por gerir 11 equipamentos no Grande ABC, entre eles, o Hospital Estadual Mário Covas, referência para os pacientes da região e que tem alta demanda reprimida. O Hospital de Clínicas de São Bernardo, previsto para ser entregue em julho, também será gerido pela entidade e terá quase 300 leitos.

O secretário de Saúde de São Bernardo e coordenador do GT de Saúde do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Arthur Chioro, considera um retrocesso para o sistema hospitalar da região. "É uma sandice. Somos radicalmente contra."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;