Nacional Titulo
Em busca do bem-estar
no ambiente corporativo
10/05/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


As empresas estão entendendo que ter um funcionário mais saudável, além de mostrar o compromisso com a responsabilidade social desta organização, também é um método eficiente de diminuir as faltas e licenças por motivos médicos, mantendo a produtividade nos níveis desejados, o que é positivo para todos.

Este posicionamento tem sido feito através da chamada ginástica laboral, que é a aplicação de exercícios que procuram combater e prevenir fadiga física, a má postura e o estresse durante o expediente, evitando doenças como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) ou a DORT (Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho). A atividade física laboral é realizada dentro do ambiente de trabalho, durante o expediente, por um profissional qualificado, formado em Educação Física.

Este tipo de ginástica é dividido em 3 tipos: preparatória, compensatória ou relaxante.
A ginástica laboral preparatória reúne um conjunto de exercícios para aquecer e melhorar a mobilidade dos músculos,deixando o corpo pronto para as cargas físicas que serão exigidas no trabalho. A compensatória é feita ao longo da execução das tarefas, para eliminar as toxinas que se acumulam nos músculos devido ao esforço repetitivo de determinados movimentos físicos. E a relaxante é feita ao final da jornada, para recuperar o corpo da fadiga física e mental.

A ginástica laboral dura em média entre 7 e 15 min. e tem como principais benefícios a correção dos vícios, o aumento da flexibilidade e da força muscular,recuperar o nível de atenção e a capacidade de concentração após um determinado período de trabalho e diminuir a queixa de dores e incômodos, deixando os funcionários com mais disposição física e com o corpo mais preparado para enfrentar o dia de trabalho.

Por Marco de Cardoso




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;