Cultura & Lazer Titulo
Assalto histórico em Londres
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
15/05/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Grandes assaltos sempre rendem argumento para o cinema. Vide o sucesso das recentes produções que têm gatunos à frente, como a trilogia que começou com Onze Homens e um Segredo e ainda Uma Saída de Mestre, com Charlize Theron e Mark Wahlberg - cuja continuação, anunciada para o ano que vem, deve ser filmada no Rio. Efeito Dominó, trhiller de ação filmado na Inglaterra, que estréia nesta sexta-feira na região, tem um quê a mais: é baseado em história verídica ocorrida nos anos 1970 e que envolve a família real e o serviço secreto britânicos.

O assalto que deu origem ao roteiro, conhecido como "crime do walkie talkie", ocorreu em 1971. Terry Leather (Jason Statham), líder de um bando de ladrões pés-de-chinelo, é contratado pela bela agente Martine Love (Saffron Burrows) com uma missão bem específica: cavar um túnel de uma casa até um banco no Centro de Londres.

Ele e a quadrilha deveriam invadir o cofre, pegar jóias, dinheiro e uma caixa de número específico. O trato era de que os ladrões ficariam com tudo que pudessem carregar, com exceção da tal caixa, que deveria ser entregue à mulher.

Uma vez dentro do cofre, porém, o público descobre que os bandidos são verdadeiros anjos ante a rede de falcatruas que o assalto descortina. O conteúdo da tal caixa ameaçaria a reputação de um membro da família real, que vinha sendo chantageado por uma pessoa que se autodenominava Michael X.

O chantagista teria em seu poder fotos do tal personagem real participando de uma orgia bem pouco nobre. Os bandidos acabam não só tendo acesso às imagens como também a importantes documentos que provariam ações corruptas dentro da inteligência britânica.

A história teria sido mantida a sete chaves por mais de 30 anos. O governo teria abafado a história a muito custo. Os ladrõezinhos nunca foram presos, o dinheiro (mais de 3 milhões de libras) nunca foi recuperado e a imprensa marrom inglesa - a mais experiente no mundo em chafurdar escândalos da nobreza, se calou dias depois de dar manchetes sobre o caso. Os roteiristas Dick Clement e Ian La Frenais se basearam no esquema ‘teoria da conspiração' e construíram uma história muito bem amarrada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;