Setecidades Titulo Em São Caetano
Jovem é morto em abordagem policial

Rapaz de 20 anos foi baleado, em S.Caetano, durante procedimento da PM; agente de Segurança afirma que disparo foi acidental, após moto morrer

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
16/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Um jovem de 20 anos foi morto, na terça-feira, em São Caetano, após disparo dado por um PM (Policial Militar), o qual alegou ter sido “acidental”. De acordo com o relato do agente, de 27 anos, no momento da abordagem a moto em que estava morreu e “o forte tranco” balançou a arma que estava em sua mão, ocasionando o disparo. Ainda segundo o depoimento, seu dedo estava fora do gatilho.

David Wayot Soares de Freitas, que completaria 21 anos dois dias depois, trabalhava como borracheiro e morava na Vila Califórnia, divisa com São Caetano. No dia do ocorrido, estava como garupa na moto de um amigo, que fazia entregas de pizza. “Eu não podia trabalhar com garupa, mas o David estava mal, porque tinha brigado com a namorada, e eu o peguei para conversar um pouco e ele se distrair”, conta o amigo de 25 anos, que preferiu não se identificar.

Policiais militares da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) procuravam dois indivíduos que roubaram um celular em São Bernardo e estariam em uma moto com um garupa carregando uma bolsa de pizza. Ao avistarem o veículo com os jovens, deram ordem de parada, mas apenas o PM investigado conseguiu fazer a mesma conversão que os rapazes. No depoimento, o policial contou que ficou preocupado em não ver os companheiros, emparelhou sua moto com a dos rapazes, e deu ordem para que os suspeitos erguerem as mãos. O agente, entretanto, acabou deixando sua moto morrer, situação que ocasionou o disparo.

Quando os demais policiais chegaram, constataram que os jovens estavam com as mãos para o alto e que David fora baleado na barriga. O resgate foi acionado e a vítima levada ao Hospital Heliópolis, mas não resistiu. Nada de ilícito foi encontrado na abordagem.

“Se foi acidental, só o policial tem como saber, mas acho que mau preparo (ocasionou a morte), falou o amigo.

“Mataram meu filho e ele estava com a mão para cima. Para que matar ele? Não foi acidental”, disse a mãe de David, Marta Soares de Freitas, 35.

O comandante da Polícia Militar do Grande ABC, coronel Ronaldo Gonçalves Faro declarou que o agente foi afastado das atividades e inquéritos policial e civil foram instaurados, com prazo de conclusão em 40 dias, podendo ser prorrogados, se necessário. “A arma foi apreendida e será periciada. Quanto às circunstâncias dos fatos, serão apuradas”, declarou. Reportagem do Diário publicada em maio mostrou que um terço do total dos homicídios nas sete cidades, em 2017, foi causado por policiais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;