Setecidades Titulo
Paranapiacaba dá largada à 121ª Festa do Bom Jesus
Por Thuane Ianelli
Do Diário do Grande ABC
02/08/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


Paranapiacaba dá a largada amanhã à 121ª edição da Festa do Bom Jesus com a celebração da primeira missa do Tríduo em louvor ao padroeiro da vila histórica.

Como é de costume, os moradores também se reunirão quarta e quinta-feira, na Igreja Matriz (Largo da Igreja, s/n, Parte Alta da Vila), para assistirem às missas celebradas pelo padre Edson do Espírito Santo.

De sexta-feira em diante, a igreja estará de portas abertas convidando turistas e curiosos a adentrarem e apreciarem as antigas imagens que são mantidas ali.

À noite, após missa solene pelo dia do Bom Jesus de Paranapiacaba, todos poderão apreciar o bolo comemorativo que Lúcia Signatto Marques, 59 anos, faz há 15 anos consecutivos. "Vou fazer cerca de 30 quilos de bolo de abacaxi. São muitas horas de dedicação, mas faço com prazer", contou a dona de casa, que recebe donativos para confeccionar o doce.

Recorde de público - Organizada pela comunidade católica do local, a comemoração deste ano deverá ter público extra. Integrante da comissão de festejos da cidade, Zilda Maria Bergamini ajuda nos preparativos da festa há mais de três décadas. "Neste ano, queremos atrair mais gente, por isso, pensamos em algo maior, que atraia turistas e os antigos moradores", explicou a comerciante, que comanda um dos bares mais populares da vila.

Para alcançar o objetivo de reunir cerca de 2.000 pessoas no fim de semana, barracas de guloseimas e comidas típicas da região serão armadas no largo da igreja, sábado, a partir das 10h, mas o agito está reservado para a noite. Rodadas de bingo e apresentações musicais de artistas que moram ou moraram na vila estão garantidas a partir das 19h.

Aposentado e nascido na cidade, Aldo Ferreira de Moura, 44 anos, que ajudou na organização da festa, adiantou que o ponto alto do evento deverá ocorrer na tarde de domingo, quando uma carreata sairá do largo da igreja às 15h com a imagem do Bom Jesus, que será transportada até o Largo dos Padeiros. Lá, será feita a bênção aos presentes. Em procissão, os fiéis acompanharão a volta da imagem à igreja.

Para encerrar os festejos, às 18h, será celebrada missa de agradecimento. No Largo da Igreja, a animação continuará com atrações musicais e barracas com comes e bebes.

 

 

Sítio Bom Jesus ganha asfalto

A entrega de cinco vias asfaltadas no Sítio Bom Jesus, na periferia de São Bernardo, ontem, foi motivo de festa. O prefeito da cidade, Luiz Marinho (PT), esteve no local para conferir o resultado da obra e foi recebido calorosamente com churrasco e show de forró com o Grupo Euclides.

Há cerca de 18 anos os moradores da comunidade reivindicavam por melhorias nas vias Açucena, União das Vilas, Nazaré Costa Santos, Nelci Lopes de Freitas e Samuel Pereira, pois o chão era de barro e muitos carros atolavam nas épocas de chuva.

Além de pavimentação, o local teve as galerias de águas pluviais reparadas e guias e sarjetas construídas. O serviço foi feito em um mês e custou, aproximadamente, R$ 220 mil.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos da cidade, José Cloves da Silva, as vielas que unem as ruas também receberão asfalto e estarão prontas até sexta-feira.

O prefeito afirmou estar muito feliz por poder compartilhar da satisfação do povo e disse ainda ter muito o que fazer pelo bairro. "Perto do que vamos fazer, essa obra não é nada. Muitos serão beneficiados com a construção de conjunto habitacional, que ficará pronto dentro de um ano e meio."

A comerciante Célia Freitas, 37, conta que as condições das ruas eram tão precárias que sentia vergonha de receber visitas em sua casa. "Passávamos por muitos transtornos, mas agora dá gosto", comentou.

Moradora do bairro, Maria das Graças Sena, 57, afirmou que a conquista era motivo para comemoração. Para garantir a festa, Antonio Miguel de Farias, 27, dono de bar que fica em uma das ruas que receberam asfalto, organizou uma vaquinha: comprou 50 quilos de carne e outros 25 quilos de linguiça para comemorar.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;