Economia Titulo
Concorrência da China ameaça fábricas de óculos
Luiz Federico
Do Diário do Grande ABC
25/12/2005 | 09:10
Compartilhar notícia


A enxurrada de produtos da China no mercado brasileiro está fazendo vítimas entre os fabricantes de óculos. Para o presidente do Siniop (Sindicato Interestadual da Indústria Óptica do Estado de São Paulo), Rinaldo Dini, o setor poderá ser extinto nos próximos dez anos se o governo federal não adotar salvaguardas contra os chineses.

De acordo com Dini, os produtos Made in China abocanham 82% do mercado nacional - a indústria brasileira detém apenas 6%. "Começamos perder espaço desde 1997. O setor abrigava 300 empresas há dez anos. Hoje, o país tem 60 fabricantes", lamenta Dini. Em 2005, incluindo os importados, o setor estima vender 83 milhões de unidades no Brasil.

No Grande ABC, foram fechadas na última década cinco companhias que fabricavam óculos. Restou a Metalzilo, com sede em Diadema, de propriedade de Dini. "As empresas mais fracas fecharam por causa dessa concorrência desleal dos produtos vindos da China. As que ficaram investiram em tecnologia, mas não estão apresentando crescimento", explica.

Para tentar frear a invasão dos chineses, o Siniop protocolou no mês passado, na Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério da Indústria, Comércio e Desenvolvimento, um pedido de adoção de cotas de importação. Segundo o presidente da entidade, a secretaria ainda não emitiu um parecer. "O setor será extinto dentro em dez anos se o governo não determinar medidas de reserva de mercado", alerta Dini.

Embora admita que alguns óculos chineses são de boa qualidade, ele ressalva que a grande maioria, quando chega ao consumidor, custa um quarto do preço do produto nacional. "Além disso, eles sonegam impostos porque declaram que o custo de fabricação dos produtos é de apenas US$ 0,02. Isso não é verdade. Assim, relativamente aos óculos nacionais, as empresas chinesas conseguem lucrar oito vezes mais que as brasileiras."

No início de dezembro, o segmento de não-tecidos e tecidos técnicos (fabricante, entre outros, de fraldas geriátricas e infantis, lenços umedecidos e absorventes femininos) também enviou a Brasília um pedido de salvaguardas contra os produtos oriundos da Ásia.

Segundo a Abint, entidade que representa o segmento em âmbito nacional, a invasão oriental no país foi a grande responsável pela queda no faturamento em 2005 ante 2004.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;